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outubro 11, 2016

SAIAS ENGOMADAS - QUEBRA GOMA - SAIAS DE RAÇÃO - SAIAS DE FESTAS

     As saias bem rodadas, curtas, longas engomadas que as filhas de santo usam na sala, não é apenas para satisfazer a vaidade feminina, mas tem conhecimentos e fundamentos próprios, como tudo no Santo, tem um porque.

     Para cada Inkisse/Orixá, tem um tipo forma e tamanho para se confeccionar Saias.
     Tradicionalmente todos os Santos paramentados usam Saias, isto é para mostrar que na tradição do Santo não existe diferenças de gênero, dessa forma a superioridade masculina ou feminina não sobrepõe a outra, pois todas são extremamente importantes para o equilíbrio e a continuidade da vida, que é o foco principal e fundamental para o Santo.

     Tradicionalmente as roupas usadas no candomblé implica diferenças de idade iniciática cargos e fundamentos específico para o uso.

     Para Santos femininos, saias bem rodadas e compridas.Para santos masculinos, saias com pouca roda e curtas.

     As saias femininas geralmente são confeccionadas com 6 metros de roda, e as masculinas com 3 a 4 metros de roda.
Diferenciadas por longas e curtas, as femininas são saias e as masculinas saiotes.

     As saias engomadas normalmente tem o mesmo tamanho e quantidade de tecido que tem as chamadas saias de festas.
A saias engomadas preferencialmente são de algum tecido de algodão e não é somente para sustentar ou abrir a roda da saia de festa.
Existe fundamento para se fazer uma saia de goma e este fundamento está no preparo desta goma.

     O amido de milho, que é um produto do milho branco conhecido no nosso meio como canjica branca, comida votiva do Inkisse/Orixá Lemba/Oxalá, é um dos principais ingredientes.
O amido da araruta também é usada como um dos principais ingredientes para se fazer a goma, mas hoje quase não é usada por não encontrar tão facilmente no mercado.
A araruta é um planta leguminosa de onde se extrai o amido ou a fécula para fazer a goma.
É uma planta votiva do Inkisse/Orixá Zumba/Nanã.

     Quem nunca tomou um banho de água de ebô/canjica?
pois então, aquela água que deixa nossos cabelos e pele engomados.....
Esta água de ebô, é simbolo do branco e como tal simboliza o axé ancestral masculino e feminino,
E a goma nada mais é do que esta água de ebô, só que um pouco mais densa grossa.
E é dessa forma que engomamos as saias, as anáguas engomadas.

     Quando um Inkisse/Orixá como Matamba/Inhansã roda suas saias engomadas para a direita Ela invoca o poder ancestral masculino, se para a esquerda Ela invoca o poder ancestral feminino.

     Samba Kalunga/Yemanjá, Zumba/Nanã e Lemba/Oxalufã, também usam estas saias bem engomadas, guardando por baixo da saia de festa o poder ancestral masculino e feminino que Estes Inkisses/Orixás dominam e guardam em seus domínios.

     Em comparação com o culto de Baba Egum, que tem suas vestimentas coloridas, e por baixo delas guardam o segredo do ancestral que ali se apresenta, assim também são as chamadas saias de cima ou saias de festas dos Inkisse/Orixás, que guardam o poder ancestral masculino e feminino representados no fundamento das anáguas engomadas.

     As Saias de cima ou Saias de festas, são confeccionadas de acordo com o Inkisse/Orixá que vai usar.
Como já mencionado neste texto, os Santos femininos usam Saias bem rodadas e bem longas, neste caso; 
Matamba/Inhansã, Samba Kalunga/Yemanjá, Zumba/ Nanã e Danda Lunda/Oxum, sempre bem rodadas e bem longas.

A Saia de Matamba/ Inhansã e Samba Kalunga/Yemanjá, devem ser bem longas e de tecidos leves.
Uma para simbolizar o movimento do vento soprando a superfície das águas ou da terra e guiando os eguns que são seus filhos.
A outra para simbolizar o movimento leve e constate das águas doce e salgadas.
Mas em movimento mais rápido uma pode mostrar  o poder do vento de arrastar tudo por onde passa.
E a outra o poder que as ondas tem de invadir tudo a seu redor.

     Mas Zumba/Nanã e Lemba/Oxalufã preferem reter o poder ancestral simbolizado em suas anáguas engomadas, mostrando que querem seus "filhos" por perto.

     De um modo geral os Inkisses/Orixás femininos usam sais longas e com seis metros de roda, da altura da cintura até um pouco abaixo dos tornozelos.
     Para o Inkisse/Orixá Angorõ/Angoromeia/Oxumarê as saias são da altura da cintura até o meio da canela, pois este Inkisse/Orixá é inteiramente feminino em uma de suas manifestações e inteiramente masculino em outra.

     Para os Inkisses/Orixás masculinos o comprimento vai da cintura até quatro dedos abaixo do joelho e usam calçolão e alguns, estilo bombachas.

     As Saias chamadas comumente de saia de ração, teve este nome "ração" modificado.
Estas Saias são representação da rede de arrastão, usadas por pescadores, para pescar maiores quantidades de peixes.
Isso para o fundamento das Saias usadas nas casas de Santo tem um simbolismo muito grande.
Significando que as Mães trazem seus filhos simbolizados pelos peixes sempre a seu redor, o dito debaixo da Saia da mãe.
São Saias normalmente usadas no dia a dia das casas de Santo para tudo que as mulheres vão fazer.









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