Entender o uso do Adijá nos leva aos fundamentos do principal instrumento que Lemba/Oxalufã, se apresenta em dias de festas e em alguns fundamentos restritos do uso deste instrumento.
O bastão, cajado que deve se manter de pé, para propagação e expansão da vida.
Foi dado a Lemba/Oxalufã, por Nzambe/Olorum, o poder de guardar o segredo da vida e da morte representado em seu Sualemi/Ala.
É uma representação do ar/atmosfera, que sobre a terra cobre tudo e todos como um manto.
o Seu cajado/bastão/vara o Opaxorô é simbolo de poder ancestral masculino/feminino.
" QUANDO ESTE ORIXÁ EM TRANSSE EM SEUS FILHOS, PORTANDO O OPAXORÔ, ELE BATE COM FIRMEZA O SEU CAJADO NO CHÃO. É NO SENTIDO DE INVOCAR OS NOSSOS ANCESTRAIS E TODOS OS SEUS FILHOS ORIXÁS, PARA REUNI-LOS COM ELE, TRAZENDO TODA A SUA FORÇA E AXÉ PARA A CASA ".
O adijá nada mais é do que uma representação deslocada sintetizado do opaxorô e para o uso restrito dos mais velhos.
Quando um mais velho está usando o Adija, automaticamente ele está de posse de um instrumento de um grande axé. Pois é como se fosse o próprio Lemba/Oxalá que o esta empunhando, invocando toda uma linhagem ancestral divinizada e todos os Orixás.
Lemba/Oxalá é a luz do mundo, quando rezamos as rezas direcionadas a luz nós Rezamos a Lemba/Oxalá.
Sua representação sublime em forma de Adijá, conduz as nossas rezas, os nossos Inkisse/Orixás, o Muzenza/Iyaô recém nascido e acima de tudo o Adijá é a mão de Lemba/Oxalá nos guiando em todos os momentos de uso do Adjá.
O comercio nos oferece o Adijá em formas diferentes e confeccionado em metais diferentes; como o latão amarelo, o cobre, o inoxidável, as folhas de flandre e até mesmo de alumínio mas, se, a representação simbólica do Adijá é uma representação da presença de Lemba/Oxalá, não seria correto a confecção deste instrumento em alguns metais, pois fugiria do fundamento básico que nos ensina que Lemba/Oxalá é um orixá do branco e que pode aceitar o azul claro e o cinza. Então o uso destes metais como o cobre e o metal ou latão amarelo não está dentro da base de fundamentos deste Santo e como tal não poderia representa-lo.
Isso é somente uma opinião minha, eu não estou aqui para dizer o que é certo ou errado, pois para mim o certo e o errado é uma simples questão de aprendizado de cada um. Meu único propósito aqui é divulgar o candomblé.
NGUNSO A TODOS MAKUIU.
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