Um destes mitos nos fala da Onipotência de Zambi/Olorum.
" Conta-se que todos os nove Orum/céu, foram criados e colocados dentro de uma cabaça e esta cabaça com seus conteúdos, foram colocados dentro de outra cabaça e que Zambi/Olorum a Divindade Suprema está sentado em cima ".
Este mito nos mostra que, Zambi é a Divindade Suprema e que nós meros seres humanos jamais podemos alcança-lo, nem mesmo em nossos sonhos, ou orações. É uma divindade que não possui rituais e que se por acaso alguém promovesse um ritual para Zambi seria inútil.
Outro destes Mitos nos diz que:
" Zambi/Olorum era apenas uma massa de energia inerte, e com o passar dos milênios começou a movimentar-se muito lentamente. A partir deste movimento passou a respirar e de sua respiração nasceu Lemba/Oxalá as águas. E quando passou mais algum tempo, Olorum/Zambi, observou que nas águas havia formado uma camada de limo(lodo) e Ele contemplou aquela matéria que havia se formado das águas.
Com seu hálito divino, Ele soprou esta camada de limo que formou uma bolha, e esta bolha petrificou-se, dando origem a primeira forma individualizada ".
Deste mito podemos observar que Oxalá, as águas foi criado da respiração de Zambi/Olorum.(todos nós sabemos que a respiração é quente e úmida).
E das águas nasceu o limo/lodo ou seja Zumba/Nanãn.
O lodo/limo que recebeu o hálito divino e formou uma bolha petrificada era o nascimento de Exu.
Para compreendermos melhor essa Divina Trindade ainda temos que observar mais um mito, mas desta vez da criação dos organismos vivos.
É um mito meio "diferente".
" Conta-se que, Olorum quando foi criar o mundo material, defecou e cobriu com imensa folha. E debaixo desta folha toda a matéria e os organismos vivos foram criados ".
Esta história "diferente", nos mostra que Zambi/Olorum, criou a matéria a partir da expulsão dos rejeitos de seu próprio corpo, dando origem a todos os organismos vivos. A imensa folha se transformou no ar/atmosfera.
Observando estes mitos podemos notar que, as Divindades que simbolicamente são a Divina Trindade do Candomblé, foram criadas na alvorada dos tempos, Oxalá/Nanãn/Exu.
Quem sabe um pouco sobre estas três Divindades, poderá notar que Elas tem algo em comum.
Primeiramente foram os primeiros criados.
Há um mistério entre Lemba/Oxalá e Zumba/Nanãn que diz, Lemba/Oxalá é Pai e ao mesmo tempo é filho de Zumba/Nanãn.
E que Zumba/Nanãn é Mãe e ao mesmo tempo é filha de Lemba/Oxalá.
Exu, Nanãn e Oxalá são a Divina Trindade.
Vários objetos do simbolismo africano mostram isso.
O tridente que representa pai mãe e filho que é símbolo de Exu.
O triangulo equilátero tem a mesma simbologia do tridente e se voltado com a ponta para cima representa a expansão do poder masculino e voltado com a ponta para baixo representa a expansão do poder feminino.
Este triangulo está inúmeras vezes representados em estampas e desenhos africanos, formando losangolo, símbolo de expansão e crescimento
O formato da piramide, forma dada ao acaçá, devidamente enrolado na folha de bananeira, e muitas outras.......
PEMBELÊ A TODOS, MOJUBÁ.
Nenhum comentário:
Postar um comentário