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março 03, 2017

COMIDA DE SANTO COMIDA DE BRANCO

    Usualmente, comida de Santo é o nome que se dá a qualquer oferta de grãos, farinhas, frutos, verduras, raízes/tubérculos, óleos, sais, elementos da água doce/salgada, combinados de acordo com o Inkisse/Orixá e sua natureza, ou ao objetivo que se quer alcançar.

    A comida de Branco é a comida nossa do dia a dia. Normalmente separamos por esses nomes, para separar a comida que é ofertada ao "Santo" e a que não é.
    Comida de Santo ou "Comida de Preto", referencia a cozinha tradicional Africana. 
    E "Comida de Branco", referencia aos antigos donos de escravos Africanos, que tinham suas comidas diferenciadas dos "Escravos", atualmente é o nome das comidas que comemos em nossas casas de Santo.

    Poucos tem espaço suficiente em sua casas de Santo para separar a cozinha de Santo da cozinha de branco. Nestes casos quando fizerem comida de branco não misture com as comida de santo. Quando for manipular alimentos que são sagrados para o santo, limpe o ambiente faça um defumador, coloque em um prato vela acesa e copo de água, isso vai sacralizar o ambiente, a pessoa que for fazer as comidas deve ser uma pessoa feita e preparada para isto, não permita pessoas de corpo "sujo" sem banho de santo ou abô entrar nesse ambiente. Pra que as comidas já preparadas atinjam o objetivo.
"Lembre sempre que, a Cozinha de santo e as coisas que são feitas la é a continuidade de qualquer fundamento de santo" é local sagrado".

     Entender os "por que" de cada Comida de Santo, é entender primeiramente a natureza de cada Santo.
      A natureza é composta de quatro elementos, água, ar, terra e fogo, e os Orixás são associados a cada uma destas naturezas. Essas naturezas interagem entre si, assim como cada um dos Orixás interagem com esses elementos. Isso nos diz que cada Orixá em maior ou menor grau interagem com os quatro elementos. Uns são mais ligados a água, outros ao ar, outros á terra outros ao fogo, mas todos interagem com ambos elementos.

    A simbologia das cores é marcante para o preparo das "Comidas de Santo" e também os fundamentos relacionados a Menga/Ejé/sangue, mineral, vegetal e animal.

   Cada Orixá tem uma comida básica de acordo com suas origens e natureza. E são comidas que não exigem muita elaboração, são muito simples. Desde Pambunjila/Exu até Lemba/Oxalá. Talvez seja para nos ensinar que o simples é o suficiente.

    A principal comida de Exu/Pambunjila se baseia simplesmente na mistura de  farinha de mandioca, dendê, cachaça, mel, sal e água, ou cada um destes elementos misturados a farinha de mandioca separadamente, é tradicionalmente chamado Padê de Exu, ou ainda Minãn Minãn.
 A farinha é símbolo de descendência genérica individualizada, que caracteriza Exu como o primeiro descente filho individualizado, nascido como primeiro descendente do Masculino e do Feminino, a ponta de cima do triangulo, cuja maior representação esta no 
Egam( fina trança de palha da costa que sustenta o Ekudidè) pena de papagaio, simbolo do que foi nascido gerado.
    
    O dendê e o mel são símbolos do poder gerador feminino, é literalmente poder de realização o que é capaz de fazer com que as coisas sejam e aconteçam.
    A cachaça( o suor) é o calor,  a nossa luta diária que é o crescimento a dinâmica da oferta. 
    O sal é simbolo de vida material, sangue branco mineral.
    A água é simbolo de tudo que é apaziguado equilibrado tranquilo, junto aos outros elementos do Padê(reunião), simboliza equilíbrio. Energia desequilibrada gera muitos desgastes.

    Usualmente todas as comidas de santo tem um tempero em comum, geralmente são: dendê ou azeite de oliva, sal grosso, cebola batida ou em rodelas, camarão seco e mel. Exceto Lemba/Oxalá que não come sal e nem dendê. 
   
    O feijão preto é comida votiva do Inkisse Inkossi/Ogum, símbolo do preto vegetal que cotem em suas substancias o ferro entre outras. Cozido ou torrado, mas não se aplica somente a Ele mas também a todos os outros que tem como fundamento o sangue preto vegetal/animal/mineral como partes de seus fundamentos como Pambunjila e Zumba/Nanã.
     O feijão preto para Inkossi/Ogum é geralmente cosido ao dente em água, deixando secar a água para não escorrer, pois assim não perde suas características, e depois refogado em dendê sal grosso, cebola. Colocado em alguidar e enfeitado por cima com molho de camarão e cebola em rodelas finas e é decorado com folhas do Inkisse. 
    Quando o feijão é torrado geralmente com um pouco de dendê e pouco sal é ofertado em alguidar decorado com folhas própria,  essa comida é própria para o Inkossi que tem caminhos com Mavambo.
    O feijão preto bem cosido e sem água é amassado com dendê e sal e modelado em forma de bolinhos compridos em quantidade de 3, 7, 9, 11, colocado em alguidar e enfeitada com ervas próprias do Inkisse, arriado em alguidar.
     Alem dessas comidas elaboradas com o feijão preto Inkossi/Ogum tambem come; cará barbado simplesmente cozido ou assado, descascado ou não, dividido ao meio de comprido ou inteiro e enfeitados com palitos; fatiado de comprido cru e frito no dendê em quantidades de 3, 7, 9 ,ou 11 fatias, em casas de Kavungo pode pegar o Cará chinês ou cará dedo elaborado da mesma forma que o cará barbado, também come xinxim feito com grão de bico cozido, feijão fradinho cozido, milho seco cozido, canjica amarela, todos esses grãos misturados e refogados com dendê e sal, um pouco de camarão e cebola batida, finalizando com um pouco de farinha de mandioca misturada aos grãos e colocado em alguidar enfeitado com molho de camarão e ervas própria de Ogum.
    
    As comidas votivas de Katendê/Ossanhe é elaborada basicamente com milho seco comum; torrado com folhas de louro e fumo de rolo colocado em alguidar enfeitado com folhas próprias do Inkisse. Também o feijão fradinho feito a mesma maneira do milho. O milho e o feijão fradinho também podem ser cozidos e colocado em alguidar enfeitado com fumo de rolo em lascas folhas do Inkisse e regado com mel.Todas estas comidas podem também serem colocadas em cabaças cortadas no seu comprimento.
     A milonga comida votiva do Inkisse Katendê, é composta de um pouco de; um punhado de milho cozido, canjica amarela cozida, canjica branca cozida,feijão preto cozido (bem pouco),  amendoim cosido, tudo misturado com mel e enfeitado com lascas de fumo de rolo e algumas pipocas, colocada em alguidar ou cabaça forrados com folhas de fumo.

    Mutakalambu/Oxossi, sua comida é baseado em milho seco cosido, (sangue vermelho vegetal, simbolo do poder gerador da terra).O milho cosido, pode ser refogado com dendê ou azeite de oliva, temperado com camarão, cebola e sal grosso, colocado em alguidar e enfeitado com folhas próprias de Mutakalambu/Oxossi. O milho também pode ser simplesmente cosido e misturado ao mel ou melaço, coberto com fatias de coco em meio circulo e folhas próprias do Inkisse. O milho também verde em espigas cosidas com casca, depois de cosidas as espigas são arregaçadas limpas e tirados seus cabelos, desfiadas as folhas da espiga, colocadas em alguidar e enfeitadas com amendoim passado no dendê ou azeite de oliva. Todo o modo de se preparar o milho serve também para o feijão fradinho(sangue branco vegetal, símbolo das grandes mães).

    Zaze/Xangô, basicamente sua oferta de comida é o quiabo cortado em cruz e batidinho, em quantidade de 33 por exemplo; que somado é seis ou 42 que somado também é seis....temperado com dendê ou azeite de oliva, sal grosso, camarão seco, pimenta malagueta em pouca quantidade e cebola batida, cozido em forma de guizado e batido com colher de pau na panela, é chamado de amalá batido, pra nós é o dilangobango, forra a gamela(comprida, simbolo do masculino), com pirão de farinha de mandioca(funji) ou angu de fubá amarelo, preparado com dendê e ou azeite de oliva e sal grosso. Coloca este pirão(funji) forrando a gamela e por cima o dilangobango(amalá), e enfeita a comida com 12 folhas de fortuna, 12 quiabos crus de pé inteiros, 12 acaças branco , 12 moedas e 12 buzios, brancos ou marrosns.

Dialangobango.

Bango(dinheiro - riqueza).
Loango( Zaze Loango).

Dialangobango, é a riqueza de Zaze Loango, esta comida é simbolo do poder ancestral que traz equilíbrio estabilidade prosperidade e mantem a riqueza ancestral na casa.
    Alem do funji(pirão) de farinha de mandioca ou de fubá amarelo, a gamela comprida pode também ser forrada com a massa do acaça branco sem nenhum tempero, com cará barbado cosido ou assado, amassado e temperado com azeite de oliva e ou dendê.

    Para Kavungo/Omolu, a comida votiva mais comum é o milho alho(milho de pipoca), torrado na panela com areia do mar.
A areia do mar é símbolo da força ancestral, cada grãozinho representa a força ancestral de um antepassado, e todos os grãos juntos é grandiosamente um poder ancestre inigualável. Simbolicamente cada grão de milho representa uma grão de areia.
    A panela é um continente útero, onde repousa a areia, quando colocamos os grãos de milho dentro da panela e a levamos ao fogo, essa panela é um útero quente pronto para gerar vida. Simbolicamente o ato de estourar a pipoca  numa panela de areia do mar quente é o renascimento de todo o poder ancestral contido em cada grão de milho, que Kavungo/Omolu representa.
    Para melhor entendermos, a ação de estourar pipocas para Kavungo, é simbolicamente o nascimento de um novo ser, uma nova vida, cujo nascimento se deu por força de seus ancestrais.
Cada nascimento gera vida e morte ao mesmo tempo, nascemos das treva(preto) para a luz(branco). No momento do nosso nascimento a fusão das trevas(corpo) com a luz(vida) é representado nas cores preto e branco das guias de Kavungo.
    O corpo fisico pertence a Kavungo, que deve retornar ao utero(zumba) sua mãe.  
    Kavungo também come feijão preto torrado e triturado com sete pimentas da costa colocado dentro de um alguidar formando um montículo e em volta coloca-se pipoca, enfeita-se com ervas do santo.
     
     O feijão preto também pode ser cozido ao dente refogado com dendê cebola batida sal e camarão colocado em alguidar e por cima no meio mostarda refogada com molho de camarão e em volta pipoca.
      
      A farinha de milho amarela ou o fubá, temperada com dendê um pouco de sal grosso sete pimentas da costa moídas camarão seco triturado, esta mistura é umedecida com água e colocada em cuscuzeiro ou panela tampada para cozinhar, é o chamado fubá suado, depois de pronto colocar em forma de montículo no alguidar e rodear com pipoca.
    
    Também o inhame chinês também chamado cará dedo, cozinhar sete, depois de cozido e descascados é amassado e temperado com sete pimentas da costa moídas dendê e sal grosso, formar sete bolas e colocar no alguidar.

    A costela de boi, separa um pedaço dessa carne com 7 pedaços de osso, tempere com sal grosso e dendê, leve à panela para muquear(ir pingando água até tostar), depois de pronto retire da panela e na mesma panela coloque cebola batida, camarão seco pimenta da costa moída mais um pouco de dendê se precisar. Coloque essa costela já pronta no alguidar jogue esse molho de camarão por cima e acrescente pipoca em volta.

     O  cuscuzeiro de pipoca, compre um coco seco dos grande, retire a água, leve ao fogo para soltar a casca, serre esse coco ao meio, retire a casca dura do coco, descasque  e depois divida cada metade ao meio, vá fatiando, em fatias finas em forma de meia lua(arqueado), coloque a pipoca pronta no alguidar, enfeite com os pedaços fatiados, uma das pontas da fatia do coco no meio do alguidar a outra ponta da fatia na lateral do alguidar, vá colocando uma ao lado da outra de modo a tomar o formato de um cuscuzeiro ou se preferir uma aranha.

     Para Angorô, lavar um bom punhado de canjiquinha, colocar para cozinhar com uma boa quantidade de água que pode ser de chuva cachoeira ou água de uso comum, temperar com cebola ralada camarão seco sal grosso dendê ou azeite de oliva. Quando estiver cosido bater com colher de pau ainda na panela até formar um creme, meio grosso, colocar em louça comprida ou redonda enfeitar com 3, 5, 7 ou até 14 ovos cosidos, fazer um molho de camarão seco cebola em rodelas e um pouco de sal e enfeitar a comida.
    
     Cozinhar o feijão fradinho inteiro, escorrer a água, refogar com camarão seco cebola batida sal grosso, dendê ou azeite de oliva, colocar em alguidar de barro forrado com 3, 5, 7, ou 14 folhas da planta jiboia, por cima colocar ovos ( 3, 5, 7, 14) cosidos e fatiados de comprido em quatro partes , colocar por cima do feijão refogado. Se for para Angoromeia os ovos devem ser fatiados redondos.
      Colocar molho de camarão com cebola em rodelas dendê ou azeite de oliva e poco sal pro cima de tudo.

    As cobras para Angorô e Angormeia, a massa para modelar as cobras podem ser feitas com: batata doce cosidas e amassadas, massa de canjiquinha, massa de acaça branco ou amarelo. Essas massa  são sempre temperadas com azeite doce ou dendê, sal grosso  cebola ralada camarão seco triturado, pode também colocar simplesmente mel nessas massas. Modelar as cobras sempre em pares, macho e fêmea, ou apenas uma em forma de círculo simbolo de continuidade. Colocar em alguidar travessas ou louças brancas, modelar a cabeça das cobras com olhos boca com língua e rabo fino, sinalizar os olhos com caroço de feijão fradinho e a língua em forma de forquilha com casca de tomate. Enfeitar em volta das cobras e entre elas com ovos inteiros ou fatiados, sementes de girassol,  umas 14 pipocas ervas do santo búzios abertos e moedas.

    Pegue um bom pedaço de carne de boi o lagarto, tempere com dendê ou azeite de oliva sal grosso, coloque em uma panela para muquear(tostar), vá pingando água até a carne ficar pronta, separe o lagarto, na mesma panela coloque camarão seco, cebola batida azeites se ainda precisar, refogue o feijão fradinho já cosido nessa panela. Coloque o lagarto já pronto numa travessa de louça branca, e em volta o feijão fradinho refogado, faça um molho de camarão seco e cebola em rodelas e enfeite a comida, coloque ervas do santo e também ovos cosidos.

     O inkisse Tempo, aprecia muito o milho branco chamado ebô, mas diferente de Lemba/Oxalá, gosta do milho branco cosido e temperado com vinho branco mel e sal grosso, colocado em alguidar ou louça branca, enfeitado com pedaços de pão de sal cortado de comprido, e folhas do Inkisse.

    Tempo gosta de massa de feijão fradinho sem temperos envolta em folha de bananeira em forma de acaça e cosido no vapor, depois de cosido retira a folha de bananeira esfarela os ekurus, coloque em louça branca ou alguidar, coloque 9 acaças brancos em cima e rega com mel, enfeite com folhas do santo.
   
    Coloque em alguidar, gamela ou louça branca massa de acaça branco, para forrar a vasilha, coloque por cima pipocas, estouradas no azeite de oliva, enfeite com ervas do santo.

     É bom tratar do Inkisse Tempo sempre no branco, gera Harmonia na casa.

      Para tratar de Tempo assentado em árvores, não individualizado, quer dizer feito em Ori de ninguém, pode se arriar todas as comidas de Santo que são feitas para outros Inkisses, aos pés da árvore num banquete a Kitebu onde há comidas bebidas e frutas diversas além de cortes devidos a esse inkisse. Afinal árvores sacralizadas a Kitembo assume o papel de ligação da terra(ixi) com o (duilo) céu, por onde todas as energias da terra da água do fogo e do ar se conectam ao céu, quer dizer a árvore é ligação do axé ancestral contido na terra com o axé ancestral contido no ceu Orum, e tudo isso regulado por kitembu.
     
    Matamba/Inhansã  sua comida votiva é o acarajé, feito a base de farinha de feijão fradinho temperada com massa de camarão pimenta malagueta cebola batida e sal grosso e frito no azeite de dendê.
    A farinha de feijão fradinho assim como todas as farinhas feitas de grãos e raízes, é descendência genérica individualizada  o dendê é poder de realização feminino, simbolicamente o acarajé representa também o poder das mães de gerar em seu útero os filhos, o gerar filhos é a garantia de expansão de todas as linhagens ancestrais e dos antepassados garantido sua descendência sem a qual toda a criação seria sem propósito.  

    O bobó de camarão que pode ser feito a base de mandioca ou o inhame rosa ou inhame cabeça, cozinha o inhame descasque amasse bem até formar uma pasta, refogue com dendê camarão seco triturado cebola batida sal grosso coloque água e faça como um pirão mais grosso, deixe cozinhar, coloque em tigela branca, faça um molho de camarão, seco inteiros com cebola em rodelas dendê e pouco sal e nove pimentas malagueta, coloque este molho por cima do bobó na tigela e ervas do Inkisse.

    A massa de arroz cozido tempere com dendê pimenta malagueta cebola batida sal grosso, faça nove bolinhos frite em azeite de dendê, coloque em meia cabaça enfeitada com 9 folhas de louro.

    Farofa de quiabos, corte os quiabos em fatias redondas e finas, toste o quiabo no dendê, acrescente farinha de milho amarela, cebola batida sal grosso um pouco de água pimenta malagueta triturada, mexa bem até formar uma farofa, forre um prato de louça branca ou em meia cabaça com ervas do Santo coloque a farofa de quiabos.

    Amalá, corte os quiabos em fatias redondas e finas, refogue com dendê, cebola batida pimenta malagueta sal grosso e camarão seco, coloque 9 quiabos pequenos inteiros(aqueles curvados) para cozinhar junto, coloque essa comida em louça branca, os nove quiabos inteiros retire e separe, depois de colocar o amalá na louça, enfeite por cima do amalá com os nove quiabos inteiros de modo a formar um cata vento, enfeite também com 9 folhas da fortuna.

    Dandalunda/Oxum também gosta do inhame rosa, cosido amassado e temperado com camarão seco moído, cebola batida, um pouco de sal grosso e refogado em azeite de oliva, depois coloca em louça branca enfeite com 5 ovos cosidos e molho de camarão, enfeite com crisântemo amarelos e ou rosas amarelas.
   
    Omolocum dissolva a farinha do feijão fradinho em água tempere com cebola batida sal grosso camarão seco triturado ponha para cosinhar com azeite de oliva, quando estiver soltando do fundo da panela já esta cozido, coloque em louça branca enfeite com 5, 8 ou 16 ovos cozidos ervas do santo e flores amarelas, pode colocar molho de camarão por cima.

    Dandalunda também gosta de bolas de arroz(5) cozido regado ao mel, servido em prato de louça branca enfeitado com flores e ervas do santo.

    Samba kalunga/Yemanjá, cozinhe o arroz em água com um poco de azeite de oliva e bem pouco sal grosso, coloque em louça branca, enfeite com molho de  9 camarão feito com azeite de oliva  cebola fatiada redonda, coloque ervas do santo e flores brancas para enfeitar.

    Limpe um peixe(tainha), retirando só as tripas deixando as escamas, coloque água temperada com azeite de oliva sal grosso e cebola batida, coloque o peixe dentro desta água e vá cozinhando sem deixar desmanchar, retire o peixe já pronto e separe, com a água que preparou o peixe faça um pirão(funji) com farinha de mandioca ou de arroz, forre uma louça branca comprida que caiba o peixe com o pirão, coloque o peixe já pronto por cima, faça um molho de camarão cebola fatiada redonda e pouco sal grosso no azeite de oliva, regue o peixe com esse molho, enfeite com ervas do santo e flores brancas.

    Samba kalunga também aprecia 9 bolas de arroz ou de canjica branca, regadas ao mel ou azeite de oliva, em prato de louça branca enfeitado com flores e ervas do santo.

    Da mesma forma que é feito o peixe para Samba kalunga, também se faz o peixe Dourado para Dandalunda/Oxum

    Ganga Zumba/Nanãn, sua comida predileta é o mingau feito com farinha de arroz, depois de cozido coloque molho de camarão seco cebola fatiada redonda sal grosso e azeite de dendê ou azeite de oliva. Essa comida é chamada de denguê(mingau) e representa a lama matéria de origem.

    Limpe um peixe bagre retire somente as entranhas, coloque para ferventar em água com azeite de dendê, cebola batida e sal grosso, depois de pronto separe o peixe, faça com a água que ferventou o peixe um pirão com farinha de mandioca ou farinha de milho branco ou ainda farinha de arroz, depois de pronto coloque em louça comprida branca coloque o peixe, faça um molho com camarões seco cebola fatiada redonda, sal grosso,coloque por cima da comida este molho, enfeite com ervas do santo e flores brancas.

    Gangazunba gosta também de arroz cozido sem temperos, bem solto colocado em louça branca e regado com mel, enfeitado com flores brancas ou lilás e ervas do santo.

    Lemba/Oxalá, o que ele mais gosta é da canjica branca cozida sem nenhum tempero, colocada em louça branca e enfeitado com ervas do Santo e flores branca.

    Kassuté/Oxaguian, aprecia muito o cará barbado cozido e temperado com mel ou cera de ori, colocar essa massa em louça branca e enfeitar com oito acaçás branco, ervas do santo e flores branca.  Essa comida representa a massa ancestral do qual ori é modelado.

    Lemba também gosta de 8, 10 e 16 bolas de arroz cozido, ou cara barbado cozido canjica cozida, colocado em pratos ou travessas de louça branca forrada com algodão ou ainda com a folha tapete de oxala, regado com mel.


    Todas estas comidas para todos os santos, podem ser enfeitadas colocando fitas nas cores e quantidades para cada santo, no fundo da vasilha que irá colocar a comida, também enfeite com búzios e moedas sempre na quantidade que cada santo pega.
   Quanto a o continente(vasilhas) onde serão colocadas as comidas, deve sempre respeitar a natureza de cada santo.
    A simbologia das fitas, elas sinalizam o caminho. Coloque duas fitas uma cruzando a outra, encontrará a cruz, o principio dinâmico da vida, a partir dessa cruz inicial coloque as outras de modo a formar todos os pontos cardeais possíveis.

Por exemplo; sete fitas de um metro cada uma, e cada um metro de fita de uma cor; azul escuro, verde escuro, vermelho, laranja amarelo, lilás e branca. Começarei sempre pelas cores mais escuras, no caso azul escuro e verde escura, colocarei a azul escura e sobre ela a verde escura formando uma cruz, a partir dai irei usar as cores, vermelho e lilás, colocarei a vermelha cruzando a verde e a lilás cruzando a vermelha, depois a laranja cruzando a lilás e a amarela cruzando a laranja e por ultimo a branca cruzando a amarela. E farei isso por exemplo dentro de uma louça branca, para colocar a comida de Angorô. As fitas podem ser usadas para todas as comidas de santo respeitando, sempre as cores de cada um e o tamanho. Geralmente se usa fitas de um metro, por exemplo 10 pedaços de fita branca de um metro cada. o numero um é simbolo de exu que alem de ser o dono dos caminhos é o principio de força dinâmica que impulsiona todos nós filhos e Orixas para a evolução.




                       MAKUIU A TODOS

    

    





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