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fevereiro 24, 2017
OS SENTIDOS DA MEDIUNIDADE
Falar sobre a complexidade que envolve a mediunidade, me faz rever em minha memória o período de vinte e um dias de minha iniciação.
Há, entre tantas coisa que acontece nesse período, muitos momentos que rezamos os ingorossis(rezas sagradas). Lembro-me de minha Mam´etu Nidenge Katulokô e de meu Tat´etu Nidenge Tauágenan que pacientemente, me ensinavam os primeiros passos de um Muzenza, ainda cambaleando aqui ali nas pronúncias das palavras.
Carinhosamente Eles repetiam palavra por palavra, até que eu pudesse entender e pronunciar ainda que muito tímido as palavras sagradas. Nesse tempo não se podia escrever, tudo era ensinado boca/ouvido.
BOCA, OUVIDO, OFATO, VISÃO, MENTE, MÃOS E PÉS.
Estas partes do corpo em uma iniciação são lavadas, louvadas, rezadas e sacralizadas para que estejam prontas para receber e doar o Ngunso(axé), e isso acontece por muitas vezes durante a iniciação.
São estes sentidos que com o passar do tempo através das obrigações anuais iram fortalecer em nosso corpo para que possamos estar pronto para percebermos, sentirmos e mesmo vermos a espiritualidade com mais clareza e sabedoria, assim como deve ser um "Mais velho" graduado.
Seja Tata ou Negua T´inkisse, Xicarangomes e Makotas, Kotas entre outros Tat´etus e Mam´etus.
Cada um destes sentidos definirá qual o tipo ou tipos de mediunidade a pessoa melhor desenvolverá ao longo período de sua iniciação, que se completará após os sete anos.
O tipo de mediunidade mais comum no candomblé é a de incorporação. A palavra IN CORPO R AÇÃO significa:
IN (dentro ou de dentro);
CORPO que pode ser físico ou espiritual:
AÇÃO ou VERBO(ato de movimentar ou realizar algo).
Basicamente é a ação de um corpo de dentro de outro corpo, isso fala claramente sobre NTU (um corpo dentro de outro corpo). Para nós que seguimos os costumes Bantu, dizemos que é a ação, de um Inkisse(Orixá), presente dentro de cada um de nós.
Essa ação do Inkisse pode ser voluntária ou involuntária depende do grau de desenvolvimento mediúnico espiritual de cada um de nós. Quando ainda somos Indumbe, quer dizer não iniciados e até mesmo em graus mais elevados do estágio Muzenza, essa ação é involuntária e com a elevação espiritual ou grau iniciático essa ação passa a ser mais voluntária, mas nunca perde a involuntariedade.
Os sentidos da mediunidade é percebida diferentemente por cada pessoa. Os Xikaramgomes(ogans) e Makotas(ekedes) em uma confirmação tem todos os seus sentidos mediúnicos desenvolvidos, pois como todos os outros precisam estar em contato com o mundo espiritual durante os acontecimentos em uma casa de santo, porém aparentemente não entram em estado de transe, mas estão espiritualmente ligados a esses acontecimentos sem inconsciência espiritual parcial ou total.
Os iniciados que entram em estado de transe espiritual tem todos os seus sentidos espirituais desenvolvidos, e precisam ter, para não entrar em conflito com o Inkisse(Orixá) e com ele mesmo. Uns desenvolvem mais um sentido do que os outros sentidos e isto causa muitas dúvidas sobre o virar no santo. É a complexidade mediúnica, mas com o passar dos anos de iniciação essas dúvidas (viro não viro), são sanadas a partir do momento em que a confiança, as obrigações anuais, os ensinamentos e a intimidade com a Divindade aumentam e o NGUNSO se torna mais forte mais presente.
O processo de aprendizagem das danças sagradas, não é somente aprender os movimentos do corpo, mas aprender na dança a incorporar uma Divindade, não exatamente virar no Santo(entrar em transe), mas sentir a força da Divindade no próprio corpo (Xicarangombes e Makotas), como um ator que encorpora seu personagem em cena.
Há movimentos do corpo próprios para cada Inkisse. Como por exemplo movimentar-se na dança como um velho que é o caso de alguns Inkisses ou como um caçador ágil e esperto, isto é incorporar ou seja sentir na própria pele(corpo), sem necessariamente entrar em transe.
Todos os sentidos da mediunidade equilibrados em um corpo proporcionará, maior facilidade do transe mediúnico de uma Divindade ou Entidade. Os chamados "rodantes" pessoas que entram em transe mediúnico, quando os sentidos de sua mediunidade são bem desenvolvidos resulta em uma incorporação de transe com a Divindade ou Entidade em um perfeito equilíbrio que o simples fato da pessoa virar no Santo todos a sua volta perceberam a energia que o seu corpo em transe transmitira em todo o ambiente, isto é quando percebemos a energia da Divindade/Entidade.
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