Exu é uma Divindade que tem múltiplos atributos, e hoje quero falar sobre a Fala, atributo este, exclusivo desta Divindade.
Contam -se em um mito, que todos os Orixás foram obrigados por Olodumare a tirar um pedaço de suas próprias bocas e entregar a Exu pois a partir daquele dia Exu seria a divindade que falaria por todos os Orixás.
Em um dos vários atributos desta Divindade, Exu recebe o titulo de Enùgbarijó, conhecido como Boca Coletiva, para muitos é o caminho em que Exu recebe todas as oferendas.
Há em nossa boca 32 dentes, 16 superiores e 16 inferiores, os 16 dentes superiores falam pelos 16 orixás e os 16 dentes inferiores falam pelos 16 odus base.
Também se dividem em 8 dentes do lado direito e 8 dentes do lado esquerdo superiores assim como se dividem os dentes inferiores, 8 de esquerda e 8 de direita.
Entre os dentes superiores e inferiores se encontra a língua que faz a interação entre eles. A língua elemento de Exu, faz a interação entre o céu da boca e o chão da boca. O céu parte superior da boca simboliza o Orum ou o céu, e o chão da boca simboliza a terra. Neste contexto Exu, a língua faz a comunicação entre os habitantes do Céu e os habitantes da Terra.
É sabido por nós que Exu sempre foi o responsável pela comunicação entre nós, os Orixás e Entidades. Aquele que transporta nossos pedidos e agradecimentos aos Orixás e Entidades através das Rezas e Oferendas.
Enùgbarijó, responsável pela comunicação e representado na Boca pela língua, é a Divindade que Fala por nós na presença dos Orixás, Ancestrais e Entidades. É através Dele que recebemos as mensagens, conselhos, indicações de que maneira devemos combinar os elementos para fazermos os ebós e muitas outras situações que se faz necessário a comunicação. E principalmente por qual caminho Odu que Exu nos traz a mensagem.
Sim pois, dependendo de qual Odu que se apresenta à resposta da mensagem que o Orixá Entidade ou Ancestral se comunicou, é que
é dado a indicação do que deve ser feito.
Os dezesseis dentes inferiores representam os 16 búzios do tradicional jogo de búzios e também os 16 Odus base, que são; 8 de direita e 8 de esquerda. Cada um destes Odus caminhos são os caminhos que cada Orixá se manifesta através de Exu. Por isso há uma infinidade de Orixás que nós cultuamos individualmente durante a iniciação e que torna cada filho do mesmo Orixá, serem tão diferentes mas, com algo em comum.
Os nomes ou títulos de cada Orixá, Inkise ou Vodum, são referencias a uma energia da natureza contida dentro de cada um de nós e na natureza.
De acordo com qual caminho Odu que esta Divindade se apresenta terá características diferente. Imaginem quantos, Orixás que temos no candomblé que dizemos que são mais ligados ao branco, não seria por causa do caminho que este orixá se apresenta, como Ejionilê ou Ogbé Meji entre outros.....
Imaginem um futuro iniciado para Oxalá cujo Odu deste futuro iniciado é Mejiokô ou Otorúkpon Meji, esta pessoa seria iniciado pra Oxalufan ou Oxaguian?
São uma infinidade de questões que Exu pode nos esclarecer através da Fala, ou seja através do jogo seja Ele qual for.
Tata Obaziri.
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