A palavra EZÔ se traduz como fruto, e fruto é aquela parte que envolvem as sementes, e podem ser secos ou carnosos e suculentos como; as castanhas, feijões, milho, coco, arroz, tomates, abacates uvas, mangas, pimentas e muitos outros.
E esta "casca dura" ou pele da semente é o ovário que guarda o óvulo/semente e protege o embrião que esta pronto para germinar.
Como a frase, "toda fruta é um fruto porem, nem todo fruto é uma fruta".
A palavra fruta é um termo popular para os frutos doces e suculentos, como laranja, morango, manga....
Bem, este breve texto sobre frutos, é somente para nós entendermos um pouco mais sobre Kavungo/Obaluayê o fruto da terra.
Algumas historia falam sobre o nascimento de Kavungo/Obaluayê. E nessas historias conta-se que Ele nasceu do útero de Zumba/Nanã, que é representada pelo útero/terra de onde todas os frutos brotam.
Ezô o fruto da terra é kavungo/Obaluayê, ou seja a semente da terra.
Dito isto, podemos dizer que, vendo Kavungo/Obaluayê paramentado podemos associá-lo a um fruto, onde a roupa de palha da costa que o envolve é a pele a casca a proteção da semente que protege o embrião a vida dentro da semente pronta para germinar nascer.
As historias dizem que não podemos conhecer o que tem debaixo das palhas de Kavungo/Obaluayê. Umas historias dizem que é o brilho do sol, outras dizem ser um coisa tão terrível que nossos olhos não suportaria em ver.
Mas o certo é dizer que ali guarda-se o segredo do nascimento da vida, pois se tirássemos as palhas é como tirar a pele das sementes e ai ele não brotaria não nasceria, mas também não conheceríamos o mistério da vida.
Tat`etu Obaziri.
Nenhum comentário:
Postar um comentário