Translate

Translate

Translate

Translate

Translate

Translate

maio 02, 2016

OYÁ - INHASÃN - MATAMBA

Talvez Inhasãn seja uma dos orixás mais adorados do candomblé.

    É um orixá ligado ao movimento, a terra, ao ar, ao fogo e a água.
Esta ligada aos quatro elementos.
É um orixá que quando se manifesta, encanta a todos.
Tem fundamentos com todos os orixás.
Para muitos é orixá dos ventos calmos ou tempestuosos.
Está estritamente ligada a morte e aos ancestrais.
Ela Inhasãn em sua forma de vento, pode tocar tudo, esta presente nas águas, nas matas, na terra, no fogo.

No culto da divindade Egungum é adorada, como a rainha de todos Eles.
Para os sacerdotes deste culto Ela é muito mais que uma rainha, é o axé primordial do culto a Egungum, pois nesse culto Egungum é o próprio vento.





É Ela que, transporta o ar Emi, soprado por Olorum para dar vida aos seres vivos, e o leva de volta a Olorum quando essa vida se desfaz. 
Uma cantiga fala exatamente sobre isso.

" Oyá, Oyá, oia ê,
Oya Matamba de Cacurucai, 
Oyá zinguê.
Oyá, Oyá, oia ê,
Oya Matamba de Cacurucai, 
Oyá zinguê ô"

Entendimento:  "Senhora do vento de oxalá,                                                                 que chega cedo ao amanhecer
                    Ô senhora, não chegue cedo para mim."
                      (Que a morte não nos chegue cedo)

                 Oyá=senhora
                 cacurucai=Oxalá 
                  zinguê=amanhecer, de manhã     
                  matamba=vento(Emì)

                                     
A palavra Emì/Emí tem dois significados, tanto pode ser Emì, alma sentimento como Emí, hálito divino.
Quando se trata de Emí, o Hálito de Olorum, que representa a parte de vida que Olorum nos deus para sermos seres viventes e animados ou seja nosso Próprio Orixá, Ela Oyá o transporta diretamente a Olorum.






Mas quando se trata do Emì, alma sentimento, esse Emì fica na matéria como um todo, quer dizer na terra entre seus ancestrais familiares, é o que chamamos de antepassados.

Todos esses "Emì" de todos os antepassados que já morreram desde o primeiro antepassado do homem até nos dias de hoje, formam a grande massa que nós conhecemos como vento que Oyá governa.
Por isso no culto Egungum, o vento é considerado Egum.
Inhasãn dona do movimento, transporta todos os Eguns.

No axexé ou mucondo, quando a alma(Emí) de um antepassado é invocado, é Inhasãn que o traz, e Omolu(kavungo) o faz manifestar sem o odor do corpo apodrecido , pois o local ficaria com cheiro insuportável.
Quando é terminado o axexé, se faz um sacudimento de folhas, para movimentar o ar para que Inhasãn possa levar de volta o egum(Emí).
Esse movimento de bater folhas assim como varrer tem o significado de limpeza, simbolicamente, movimentando o ar(vento), e afastando energias negativas.






                                "EPAHREI OYÁ"



4 comentários:

Nana disse...

Gostei do texto! Aprendi bastante.

Unknown disse...

Muito bom... Excelente texto!!

Unknown disse...

Obrigada pela tradução.axe'

Anônimo disse...

muito obrigada por este texto, me enriqueceu bastante