ENTENDER WUNJE, É MUITO SIMPLES, POIS COMO DIVINDADE FORÇA DA NATUREZA, WUNJE É O PRINCIPIO DE TODOS OS INKISSIS(ORIXÁS).
WUNJE É UMA DIVINDADE DUPLA, MASCULINO/FEMININO.
MAS É UM ORIXÁ QUE, COMO VÁRIOS OUTROS NÃO SE RASPA, QUER DIZER NÃO TEM ORI, NÃO PODE SER FIXADO EM UM ORI.
A EXEMPLO DE ODUDUA, ORUMILA, ORANIAN, ORIXÁS DITOS FUM FUM, DO BRANCO, DENTRE OUTROS.
WUNJE NÃO PODE SER FIXADO EM ORI COMO ORIXÁ POR UM SIMPLES FATO, O ABIAN NA SUA MAIS TENRA IDADE, UM RECÉM NASCIDO, UM DIA ELE SE TORNARA ADULTO, E SEU CORPO NÃO SERÁ MAIS PRÓPRIO PARA SER ALTAR DE WUNJE, DE MODO QUE, COM O TEMPO EM QUE O CORPO ENVELHECE NÃO É MAIS UM CORPO DE CRIANÇA, E NÃO MAIS SUPORTARIA A ENERGIA DE WUNJE.
SE NÓS OBSERVARMOS AS ROUPAS QUE SÃO FEITAS E COMERCIALIZADAS PARA RECÉM NASCIDOS, AS SUAS CORES, SÃO SEMPRE EM TONS CLAROS, ROSA CLARO, VERDE CLARO, VERDE ÁGUA, AMARELO BEBE, BRANCO. ESSAS CORES TRADUZEM PUREZA.
POIS MESMO COM PIGMENTOS COLORIDOS O BRANCO(SÍMBOLO DA PUREZA E DOS ANCESTRAIS), É SEMPRE MAIS PRESENTE DANDO A TONALIDADE CLARA DOS CORES.
QUER DIZER QUE A CRIANÇA AINDA ESTÁ MAIS PERTO DOS ANCESTRAIS, É UM ESPIRITO RECÉM CHEGADO DO ORUM(MUNDO ESPIRITUAL), COM UM NOVO CORPO PURO ACABADO DE SAIR DO ÚTERO GERADOR.
WUNJE É A NATUREZA PURA, COMEÇANDO UM NOVO CICLO DE VIDA,
AS CRIANÇAS EM SI REPRESENTAM A PUREZA, A INOCÊNCIA.
SENDO INICIO DA VIDA, ESTA LIGADO AO INICIO DE TODOS OS INKISSIS(ORIXÁS), QUE É VIVO.
POR ISSO AGENTE OUVE FALAR POR AI, SOBRE OGUM MENINO, XANGÔ MENINO,
EXU MENINO(MIRIM), OBALUAYÊ MENINO ENTRE OUTROS.
WUNJE ERÊ E DESCRITO MUITAS VEZES NO CANDOMBLÉ COMO ESTÁGIO DE ERÊ, QUANDO A MUZENZA ESTA VIRADA NO ERÊ. SIM ESTAGIO, É QUE O ORIXÁ PERMITE O ESTAGIO ERÊ, PORQUE O MUZENZA SE TORNA POR ALGUNS MOMENTOS, COMO WUNJE DE MENTE PURA.
SEM FALAR QUE NA INICIAÇÃO ERÊ É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA O MUZENZA(YAÔ), QUE ESTÁ EM PROCESSO DE PURIFICAÇÃO DO CORPO E MENTE PARA FIXAÇÃO DO ORIXÁ NO ORI.
SEM ERÊ COM CERTEZA A INICIAÇÃO NÃO SERIA TÃO FÁCIL PRA O YAÔ.
ERÊ É INDISPENSÁVEL EM TODAS AS OBRIGAÇÕES, E TAMBÉM PARA VESTIR O SANTO QUANDO SAIR PARA AS DANÇAS DE BARRACÃO, POIS NÓS NÃO VESTIMOS PARAMENTOS DE SANTO MAS SIM O ERÊ, POR QUE O YAÔ(MUZENZA) DEVE ESTAR DE CORPO E MENTE LIMPA NESSE MOMENTO.
O ORIXÁ(INKISSE), QUANDO VAI SER INICIADO, ERÊ É SEMPRE O PRIMEIRO QUE SE MANIFESTA NA CAMARINHA, E ACOMPANHA O FILHO DE SANTO EM QUASE TODOS OS MOMENTOS EM QUE SE FAZ NECESSÁRIO.
CADA ERÊ TEM UM NOME CARACTERÍSTICO, DE ACORDO COM A NATUREZA E FUNÇÃO QUE O ORIXÁ QUE ESTA SENDO INICIADO REGE NA NATUREZA.
SIM TODOS OS ORIXÁS QUE SÃO INICIADO TEM SUA FUNÇÃO NA NATUREZA, E ISTO SÓ É CONHECIDO NO MOMENTO DA INICIAÇÃO E SERVE DE BASE PARA O PAI OU MÃE DE SANTO DAR CONTINUAÇÃO AS PRÓXIMAS OBRIGAÇÕES.
CONHECER O QUE PODE SER COLOCADO NOS FUNDAMENTOS DO SANTO, AS KIZILAS QUE OS FILHOS TERÃO E MUITAS OUTRAS COISAS.
PRISMA É UM CRISTAL DE ROCHA, NOME CARACTERÍSTICO DE UM CERTO ERÊ DE ANGORÔ(OXUMARÊ), E TAMBÉM UM TIPO DE COBRA.
PINTA SILVO É UM ERÊ DA NATUREZA DE ZAZI(XANGÔ), UM TIPO DE PÁSSARO QUE MORA NA PEDRA FURADA.
ESSE INKISSE POR SER ZAZI(XANGÔ), É CURIOSO, POIS PEDRA FURADA, É NOME QUE SE DÁ A TÚMULOS COISAS RELACIONADAS A OBALUAYÊ. QUER DIZER QUE O NOME DO ERÊ MOSTRA QUE ESTE TIPO DE XANGÔ TEM LIGAÇÕES COM OBALUAYÊ.
COQUINHO É UM NOME DE UM ERÊ, DE UMA NATUREZA DE INCOSSI(OGUM), COCO É UMA FRUTA, QUE COMO PODEMOS OBSERVAR TEM UM ESPÉCIE DE ARMADURA COURAÇA QUE PROTEGE A POUPA DO COCO.
E ASSIM POR DIANTE CADA ERÊ TRAZ AS CARACTERÍSTICAS DO INKISSE(ORIXÁ), QUE FOI INICIADO.
NO CANDOMBLÉ OS NOMES CONHECIDOS DOS ERÊS NÃO SÃO NOME DE GENTE, COMO EM MUITAS CASAS POR AI.
O NOME DO ERÊ É SEMPRE UM NOME DE ALGUMA COISA DA NATUREZA DO ORIXÁ.
MUITAS VEZES CONHECENDO O NOME DO ERÊ JÁ É MEIO COMINHO ANDADO PRA CONHECER O FUNDAMENTO DO SANTO QUE ESTA SENDO INICIADO.
AS ERVAS DE ERÊ(WUNJE OU CAFULO), SÃO AS ERVAS QUE FAZEMOS CHAZINHOS PARA AS CRIANÇA.
POEJO, MANJERICÃO BRANCO/ROXO, LEVANTE, FUNCHO, ALGUMAS OUTRAS ERVAS FRIAS DE ZAZI, DE OXUM, DE MATAMBA,DE MICAIA E OXALÁ.
O CANDOMBLÉ RELIGIÃO DOS ORIXÁS QUE MANIPULA ENERGIAS TÃO PURAS, É FUNDAMENTAL O CULTO A WUNJE.
PEMBELÊ WUNJE, NOS FAÇA PUROS DE CORAÇÃO
2 comentários:
No gantois existe Ibejí iniciado. Ela tem mais de 50 anos de iniciada. Na casa de Babá Regilton de Logum Edé do Brongo em Salvador. Filho de Egbome Cidalia tem Ibejí de mais de 15 anos de iniciado. Em Santo Amaro da Purificação tem Ibejí que deve está com uns 14 anos de iniciado. Enfim. As casas de culto tradicionais faz. As que não faz não faz por falta de conhecimento no culto.
Bom dia meu caro leitor.
Obrigado pelo seu comentário.
Fico grato por compartilhar sua opinião sobre o assunto.
Com certeza, as casas chamadas Tradicionais iniciarão algumas Divindades que, para a maioria das outras Casas não Tradicionais não, o faria.
Pelo simples motivo, Tradição é uma coisa Aparentemente Confiável, e por isso fazem um parâmetro entre o que é e, o que não é tradição.
Mas saiba que, a iniciação de qualquer Divindade é uma questão de preparação devida do Ori para receber determinado Axé que possibilitara a energia do Orixá transitar através do corpo do iniciado e assim se manifestar.
Não que, as Casas Serias " Não Tradicionais " não tem conhecimento do Culto a determinadas Divindades é o receio da execração pública feita pelos próprios adeptos da nossa Religião.
Prova disto é que, a alguns anos atrás não se raspava Orixá em cabeça de homem e a partir do momento em que uma Casa " Tradicional " passou a raspar santo de Homem isso se tornou uma coisa normal como é hoje.
Mas nesta época já havia homens raspados de Orixá e isso foi um grande AFOFÔ, até que a dita Casa Tradicional também passou a fazer Santo de Homem ai, o afofô acabou e a Raspagem de Orixás na cabeça de homem se tornou Normal.
Tat´etu Obaziri.
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