PARA ENTENDERMOS MELHOR O QUE É INDIVIDUAL E O QUE É COLETIVO, FALAREI SEPARADAMENTE SOBRE CADA UM DESTES ASSUNTOS, QUE MUITAS VEZES SE CONFUNDEM.
QUANDO FALAMOS SOBRE ORIXÁ INDIVIDUAL, DÁ A IMPRESSÃO DE QUE ESTAMOS FALANDO, NUM SENTIDO EGOÍSTA, MAS NÃO É BEM ASSIM.
A PALAVRA INDIVIDUAL DERIVA DA PALAVRA INDIVIDUO, UM SER ÚNICO, QUE TRAZ SUAS CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS.
UMA PESSOA É ÚNICA, DENTRE MILHÕES QUE SOMOS EM TODO MUNDO.
"NINGUÉM É IGUAL A NINGUÉM".
CADA PESSOA TEM EM SI O CÓDIGO GENÉTICO QUE O INDIVIDUALIZA, A IMPRESSÃO DIGITAL, A SUA VÓS, AS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS QUE O APROXIMA DE SEUS FAMILIARES MAS PRÓXIMOS OU MAIS DISTANTES DE SUA LINHAGEM, E DE SUA ESPÉCIE.
NÓS SERES HUMANOS SOMOS DIVIDIDOS EM TRÊS ESPÉCIES DIFERENTES.
O NEGRO(PRETO), O BRANCO(BRANCO) E O INDÍGENA(VERMELHO).
ESSAS TRÊS "CORES", QUE CHAMAMOS DE RAÇA, SE MISTURAM.
E POR CAUSA DESTA MISTURA(MILONGA).
PODEMOS OBSERVAR, EM CADA UM DE NÓS CARACTERÍSTICAS DE TODAS AS TRÊS RAÇAS(CORES).
QUE NOS FAZ TER CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS, INDIVIDUAL.
ASSIM SOMOS NÓS ESPECIFICAMENTE, NÓS BRASILEIROS, QUE SOMOS UM POVO QUE SE FORMOU DA MISTURA DAS TRÊS CORES(RAÇA).
O NOSSO PAÍS, É UM GRANDE CALDEIRÃO, ONDE FORAM COLOCADAS AS TRÊS RAÇAS, QUE SE MISTURARAM, DE ONDE SAÍRAM PORÇÕES INDIVIDUAIS(NÓS), E ASSIM HERDAMOS GENETICAMENTE CARACTERÍSTICAS DE TODAS AS RAÇAS, CADA UM DE NÓS TEMOS UM POUCO DAS TRÊS RAÇAS(CORES), POR MENOR OU MAIOR PORÇÃO.
AI ESTÁ, SOMOS NÓS BRASILEIROS UM POVO QUE CARREGA DENTRO DE SI, A MARCA DESSA MISTURA(MILONGA).
O CANDOMBLÉ E A UMBANDA SÃO RELIGIÕES QUE TRADUZ BEM ESSA MISTURA.
PODEMOS OBSERVAR ESSA MILONGA(MISTURA), EM TODOS OS TERREIROS.
CANDOMBLÉ É COISA DE "NEGO", MAS NÃO É BEM ASSIM, POIS VEMOS POR AI QUE, OS XIRÊS(RODAS SE SANTO),TEM MAIS GENTE DE PELE BRANCA DO QUE PELE NEGRA, TEM MAIS GENTE DE PELE NEGRA QUE ESTÃO NOS CULTOS EVANGÉLICOS, DO QUE NA UMBANDA OU CANDOMBLÉ.
E ISSO É BRASIL.
E DESSE CALDEIRÃO DE MISTURAS RACIAIS, QUE CHAMAMOS DE BRASIL, DE ONDE SAEM AS PORCÕES DA MASSA DE RAÇAS MISTURADAS, QUE DAMOS OS NOMES DE:
CAFUZO, MAMELUCO, PURI, NEGRO AÇO, MULATO, PARDOS, QUER DIZER NÓS BRASILEIROS.
IMAGINEM QUANDO UM DE NÓS, SOMOS INICIADOS PARA O SANTO, O QUE ESSA INICIAÇÃO REVELA DE CADA UM DE NÓS.
A INDIVIDUALIZAÇÃO DE UM ORIXÁ EM UM DE NÓS(BRASILEIROS), SE DÁ ATRAVÉS DE FUNDAMENTOS PRÓPRIOS E INDISPENSÁVEL NUMA FEITURA DE SANTO.
E FAZER O SANTO, NÃO É SÓ RASPAR A CABEÇA, ISSO PODEMOS FAZER EM UMA BARBEARIA QUALQUER.
RASPAR A CABEÇA É SÓ PARTE DE UM LONGO PROCESSO QUE DURA EM MÉDIA 21 DIAS.
E ESSE PROCESSO PARA QUEM VAI SER INICIADO COMEÇA BEM ANTES DO RECOLHIMENTO EM UMA CAMARINHA.
OS PRECEITOS DE NO MÍNIMO 15 DIAS QUE DEVEM SER CUMPRIDOS ANTES DO RECOLHIMENTO, OS 21 DIAS DE RECLUSÃO, OS TRÊS MESES DE PRECEITO SE FOR(MUZENZA), E MAIS SETE DIAS PÓS CAÍDA DE QUELÊ.
TUDO COMEÇA COM O ASSENTAMENTO DO EXU(BARA) INDIVIDUAL, QUE DEVE SER FEITO 7 DIAS ANTES DO RECOLHIMENTO, SE O EXU FOR ASSENTADO LOGO NA INICIAÇÃO.
SE NÃO FOR ASSENTADO 7 DIAS ANTES DA INICIAÇÃO, PODERÁ SER ASSENTADO 7 DIAS ANTES DA OBRIGAÇÃO DE 3 ANOS, OU 7 DIAS ANTES DA OBRIGAÇÃO DE 7 ANOS.
ASSENTAR EXU(BARA), É SÓ O COMEÇO, LEMBRAM EXU É O PRIMEIRO EM TUDO.
DEPOIS AINDA TEM OS EBÓS PRÓPRIOS PARA ESSE MOMENTO, QUE SE DIFERE EM CADA CASA DE SANTO.
ESSES EBÓS DEVEM SER FEITOS NO DIA DO RECOLHIMENTO.
AQUI AGENTE SEMPRE FAZ NUM SÁBADO, POIS ASSIM COTAMOS 3 SÁBADOS POIS O ULTIMO É O DIA DA APRESENTAÇÃO DO NOVO INICIADO A COMUNIDADE, DIGO A FESTA DO SANTO QUE FOI FEITO.
DEPOIS DE PASSAR POR EBÓS E BANHOS PRÓPRIOS, O FILHO DE SANTO, É TRAZIDO PARA O BARRACÃO, E ISSO É SEMPRE A NOITE OU DE MADRUGADA.
NESSE ESPAÇO CANTA-SE REZA-SE E TOCA PARA QUE O SANTO VIRE EM SEU FILHO, O RECONHECENDO COMO TAL.
DEPOIS QUE O SANTO JÁ ESTÁ ENCORPORADO, FAZ A CERIMÔNIA DE "BOLAR" O SANTO, E SOMENTE DEPOIS DESSA CERIMÔNIA, E QUE RECOLHE O SANTO PARA A CAMARINHA.
LEMBREM SE, É FEITURA DE SANTO NÃO É FEITURA DE GENTE. NÃO SE RECOLHE PESSOAS NO PURO(SEM ESTAR VIRADO), PARA INICIAÇÃO.
SÓ SE ESTA PESSOA FOR OGAM(CHICARAMGOMBE), OU MAKOTA(EKEDE).
O PERÍODO DE 21 DIAS DE RECLUSÃO, COMEÇA LOGO CEDO COM AS PRIMEIRAS REZAS.
QUE ACONTECE RELIGIOSAMENTE AS 06 HORAS DA MANHÃ, AS 12 HORAS E AS 18 HORAS.
SÃO REZA PRÓPRIAS PARA A OCASIÃO, E QUE ACONTECE EM TODOS OS DIAS.
HÁ 3 DESSAS REZAS QUE SÃO BÁSICAS, E QUE ACONTECE EM TODOS ESSES HORÁRIOS, ACOMPANHADAS DE OUTRAS REZAS, QUE DEPENDE DA DISPONIBILIDADE E BOA VONTADE DOS PAIS E MÃES PEQUENOS.
AS REZAS, SEMPRE COMEÇAM COM A REZA DO PAÓ(MACÓ), A REZA DA LUZ(VELA), A REZA DA ÁGUA E O EMINUKUÊ,
ESTAS SÃO BÁSICAS, PARA OS TRÊS HORÁRIOS.
JÁ A REZA(TONÃN) QUE REZAMOS AS 6 HORAS DA MANHÃ, EM AGRADECIMENTO A CLARIDADE DO DIA QUE CHEGA AFASTANDO AS TREVAS, DEVE SER REZADA NESSE HORÁRIO, E PARA TODOS OS SANTOS(INKISSIS).
A REZA DAS 12 HORAS(MIANGA), REZAMOS TAMBÉM PARA TODOS OS SANTOS, LOGO PÓS AS REZAS BÁSICAS.
A REZA DAS 18 HORAS(BURU BURU), REZAMOS QUANDO A NOITE SE APROXIMA, E TAMBÉM É REZADA PARA TODOS OS ORIXÁS, PARA QUE ELES NOS PROTEJAM, DOS PERIGOS DA NOITE, POIS O NOVIÇO NESSE PERÍODO DE INICIAÇÃO, ESTA VULNERÁVEL AS TODA E QUALQUER ENERGIA.
É MUITO TRABALHOSO, A INICIAÇÃO DE UM NOVO FILHO FILHO DE SANTO, E DE UM NOVO ORIXÁ.
MAS É UMA DAS CERIMÔNIAS MAIS BELAS.
COMO DIZEM OS ARTISTAS A "BELA ARTE LEVA TEMPO, PARA SER FEITA", POIS O QUE É PARA SEMPRE, NÃO PODE SER FEITA AS PRESSAS.
TODAS ESSAS REZAS, FAZEM PARTE DO APRENDIZADO DO NOVO FILHO, PARA FAMILIARIZÁ-LO COM O DIALETO DO SANTO.
ASSIM QUANDO O RIXÁ TROUXER O SEU NOME(DIJINA), O NOVIÇO POSSA ENTENDER,
NOME ESSE QUE DEVE SER TRAZIDO PELO SANTO DO NOVO FILHO, ATRAVÉS DE SONHOS, VISÕES, OU MESMO QUANDO O SANTO FALA NO OUVIDO DO NOVATO.
SE O NOVO FILHO CONSEGUIR TRAZER O NOME DO SEU ORIXÁ, ISSO É MUITO BOM POIS MOSTRA QUE O FILHO ESTÁ BEM ÍNTIMO COM SEU ORIXÁ.
MAS SE ISSO NÃO FOR POSSÍVEL, POIS NEM TODOS ALCANÇAM ESSA INTIMIDADE COM SEU PRÓPRIO SANTO. AI CABE AO SEU INICIADOR A TRADUZIR O NOME DO SANTO PARA O FILHO.
A MENTE DE QUEM ESTÁ SENDO INICIADO FICA NO MÍNIMO CONFUSA, DIANTE DE TANTAS COISAS NOVAS, E ISSO É NORMAL, POIS TANTO O FILHO COMO O SEU SANTO, ESTÃO NUM PROCESSO DE INDIVIDUALIZAÇÃO, E ISSO É ESTRANHO PARA TODOS OS DOIS.
SIM, PORQUE TANTO O FILHO COMO O SANTO NUNCA TINHAM PASSADOS POR NENHUM DESSES MOMENTOS, TUDO É NOVO PARA OS DOIS.
E ELES DEVEM APRENDER E SE FUNDIREM, DENTRO DESSES FUNDAMENTOS QUE ESTÃO SENDO FEITOS.
TORNAR-SE PRATICAMENTE UM SÓ.
EM MUITOS MOMENTOS SE CONFUNDEM.
AS REZAS, AS MAIONGAS DE MADRUGADA, AS DANÇAS RITUAIS, O PROCESSO DE RASPAGEM, QUE SÃO TRÊS, O APRENDIZADO DE TUDO ISSO É UM TANTO QUANTO DIFERENTE, TANTO O SANTO QUANDO SEU FILHO TEM QUE SEREM DOUTRINADOS, PARA QUE EM VÁRIOS MOMENTOS SE TORNEM UM SÓ.
E AINDA TEM O ERÊ, DIVINDADE DE EXTREMA IMPORTÂNCIA NUMA INICIAÇÃO DE MUZENZA(IAYÔ).
OS TRÊS; FILHO, ORIXÁ E ERÊ APRENDEM, TUDO QUE UM NOVO INICIADO PRECISA SABER.
INDIVIDUALIZAR UM ORIXÁ EM UM FILHO, NÃO É TÃO SIMPLES ASSIM, EXIGE DEDICAÇÃO, CONHECIMENTO, DISCIPLINA, PRECEITOS PARA TODOS QUE ESTÃO ENVOLVIDOS NESSE PROCESSO.
INDIVIDUALIZAR UM ORIXÁ EM UM ORI(MUTUÊ), É TORNA-LO PRÓPRIO DO FILHO E EXCLUSIVO.
NENHUM ORIXÁ INDIVIDUALIZADO É IGUAL AO OUTRO, PODEMOS FAZER EM UM MESMO BARCO 3 OGUNS(INKOSSI), E NENHUM DELES SERÃO IGUAIS, POIS CADA UM PERTENCE A UM FILHO, E CADA PESSOA É UNICA, ASSIM COMO SEU ORIXÁ.
ISSO É O CANDOMBLÉ.
O BRADO(ILÁ) DO SANTO, É UMA DAS COISAS QUE O CARACTERIZA.
SE PRESTARMOS A ATENÇÃO, PERCEBEREMOS ISSO MUITO FÁCIL.
SE TIVER POR EXEMPLO VÁRIOS SANTOS NUM XIRÊ VIRADOS, DANDO ILÁ, NÓS SABEREMOS QUAL É QUAL, MESMO SEM VER SÓ DE OUVIR O SOM PRODUZIDO PELO SANTO.
ATÉ MESMO A NATUREZA E OS ANIMAIS TEM SEU SONS PRÓPRIOS QUE OS INDIVIDUALIZAM, SE O GALO CANTAR MESMO SER VER SABEMOS QUE É UM GALO, E ASSIM É COM OS OUTROS ANIMAIS E OS SERES HUMANOS.
IDENTIFICAMOS AS PESSOA PELA SUA VÓS.
ESSA VÓS, SOM CARACTERÍSTICO DE CADA ORIXÁ, É CONHECIDO APÓS O PERÍODO DE TRÊS MESES, NA CERIMÔNIA DE QUEBRA DE QUELÊ.
E DEPOIS NA CERIMÔNIA PRÓPRIA, QUANDO O SANTO É NOVAMENTE PARAMENTADO PARA SER RECONHECIDO COMO MAIS UM INDIVÍDUO DA SUA COMUNIDADE DE SANTO.
O ASSENTAMENTO DO NOVO SANTO, É INDIVIDUAL DO FILHO, A QUE PERTENCE.
ESSE ASSENTAMENTO É UM CONJUNTO DE OBJETOS QUE FORAM SACRALIZADO DURANTE O PERÍODO DE INICIAÇÃO, E QUE CARACTERIZA O ORIXÁ REPRESENTADO SENTADO.
É O ALTAR ONDE O ORIXÁ QUE FOI INDIVIDUALIZADO NUM FILHO DE SANTO, RECEBE SUAS REZAS E SUA OFERENDAS, E SEUS FUNDAMENTOS QUE É PRÓPRIO DAQUELE ORIXÁ INDIVIDUALIZADO.
E LEMBREM-SE, TUDO QUE É FEITO NESSE ASSENTAMENTO REFLETE DIRETAMENTE AO FILHO.
E NO ASSENTAMENTO DO EXU TAMBÉM.
POR ISSO, ESSES ASSENTAMENTOS ALTARES, DEVEM ESTAR SEMPRE EM AMBIENTES PRÓPRIOS PARA CADA UM DELES E RESTRITO.
O COLETIVO
COLETIVO COMO A PRÓPRIA PALAVRA DIZ, É DE USO COMUM A "TODOS".
EXPLICANDO MELHOR.
QUANDO VAI ABRIR UMA NOVA CASA DE SANTO,
PRIMEIRO PASSO E DEFINIR QUAIS DIVINDADES E ENTIDADES VÃO FAZER PARTE DESTE NOVO TEMPLO(CASA).
EM MUITAS CASAS DE SANTO, SÃO COMUNS:
ASSENTAMENTOS DE PORTEIRA(ENTRADA DA CASA), QUE FAZ LIGAÇÃO COM A RUA.
ASSENTAMENTOS DE INKOSSI(OGUM).
ASSENTAMENTOS DE TEMPO, CATENDÊ E ANGORÔ.
ASSENTAMENTO DA CASA DE EXU.
ASSENTAMENTOS DE CHÃO E CUMEEIRA,
ALGUNS DESSES ASSENTAMENTOS SÃO COLETIVO DE USO DA CASA.
UNS SÃO DE PROTEÇÃO E DEFESA, OUTROS DE SACRALIZAÇÃO DO AMBIENTE DE SANTO, OUTROS SÃO FIXOS E OUTROS MÓVEIS.
ALGUNS TRAZEM CARACTERÍSTICAS E ELEMENTOS DA DIVINDADE QUE REPRESENTAM.
POR EXEMPLO. QUANDO O PAI OU MÃE DE SANTO DE UMA DETERMINADA CASA VAI SE RECOLHER PARA DEVIDAS OBRIGAÇÕES, A MAIORIA DESSES ASSENTAMENTOS SÃO ALIMENTADOS E REFORÇADOS.
POIS O AXÉ QUE COBRE TUDO E TODOS NESSA CASA VAI ESTAR EM PERÍODO DE REFORÇO DE AXÉ INDIVIDUAL.
DE FORMA QUE QUANDO RECOLHIDO O PAI OU A MÃE DE SANTO, VAI ESTAR RECLUSO E SEU AXÉ ABERTO PARA SER REALIMENTADO.
O SEU AXÉ PESSOAL E DO SEU ORIXÁ, DEVEM ESTAR SEMPRE EM EQUILÍBRIO POIS ALIMENTA TODA A CASA E DE TODOS OS FILHOS.
DURANTE TODO O ANO, OS PAIS E MÃES DE SANTO, DÃO OBRIGAÇÕES EM SEUS FILHOS, ATENDEM A CLIENTELA, TEM UMA VIDA SACERDOTAL ATIVA E ISSO DESGASTA SUA ENERGIA PESSOAL, SEU AXÉ.
TEMOS QUE ENTENDER QUE O AXÉ DE UMA CASA DE SANTO ESTA ESTRITAMENTE LIGADO AO AXÉ DO ORIXÁ DA CASA, QUE NÃO É COLETIVO, MAS SIM INDIVIDUALIZADO LA NA INICIAÇÃO DO PAI OU DA MÃE DE SANTO.
BABALORIXÁ, YALORIXÁ(PAI OU MÃE QUE CONTÉM EM SI TODOS OS ORIXÁS).
E QUE SÃO TRANSMITIDOS AOS SEUS FILHOS NO MOMENTO DA INICIAÇÃO.
ESTE É O ELO QUE LIGA OS FILHOS A SEUS INICIADORES.
QUANDO UM PAI OU MÃE DE SANTO VIRA NO SANTO, AUTOMATICAMENTE SEUS FILHOS TAMBÉM VIRAM.
A SEMANA QUE ANTECEDE A OBRIGAÇÃO DO SANTO DA CASA E DO PAI OU MÃE DE SANTO, DEVE SER A SEMANA DO OSÉ COLETIVO, QUE LIMPA E REALIMENTA OS ASSENTAMENTOS DE TODOS OS FILHOS DE SANTO DA CASA. ONDE SÃO ARIADAS AS COMIDAS DE SANTO DE CADA UM DOS FILHOS DA CASA, PARA QUE TODOS OS ASSENTAMENTOS DA CASA ESTEJA LIMPOS, ALIMENTADOS, POIS O PAI OU MÃE DA CASA DANDO SUA OBRIGAÇÃO ANUAL, O AXÉ DELE OU DELA E DE SEU ORIXÁ INDIVIDUAL COBRIRA TODA A CASA E TUDO QUE ESTIVER DENTRO DELA.
ASSIM DE UMA MANEIRA INDIRETA, REFORÇA TAMBÉM TODO O AXÉ DE TODOS E DE TUDO QUE EXISTE NA CASA.
MEUS RESPEITOS A TODOS AXÉ.
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