Translate

Translate

Translate

Translate

Translate

Translate

novembro 10, 2014

ANGORÔ - ANGOROMEIA - OXUMARÊ

      HOJE QUERO FALAR UM POUCO SOBRE ESTE ORIXÁ TÃO IMPORTANTE E TÃO INCÓGNITO, TALVEZ SER INCÓGNITO SEJA PARTE DE SUA NATUREZA, NÃO É MESMO? 

       QUEM SABE DE ONDE VEM O ARCO-ÍRIS E PRA ONDE ELE VAI, E  QUEM SABE ONDE MORA A COBRA........ NÃO SE APROXIMA.
      
      ESTE ANO, É O ANO DE IKÁ MEJI, O PRINCIPAL CAMINHO DE ANGORÔ (OXUMARÈ), ENTRE OUTROS.
        
      BOM, TAMBÉM É O ANO DAS APARÊNCIAS, TALVEZ AS COISAS E AS PESSOAS QUE PARECEM SER, NA REALIDADE NÃO SÃO O QUE PARECEM, TALVEZ PRECISAMOS FIXAR MAIS, OS OLHARES PRA ESSAS COISAS E PESSOAS, DAR MAIS ATENÇÃO, PARA QUE POSSAMOS REALMENTE DISTINGUIR COM CLAREZA O QUE REALMENTE SÃO E QUÃO IMPORTANTES SÃO PARA NÓS.

ANGORÔ NOS ENSINA ISSO CLARAMENTE, ATRAVÉS DE SEU ANIMAL , A COBRA, QUE FIXA O OLHAR EM SUAS PRESAS ATENTAMENTE, PARA PRENDE-LAS, E DAR O SEU BOTE DEFINITIVO. 

       POR ISSO NÓS, TEMOS QUE FICAR MUITO ATENTO AS SITUAÇÕES QUE VIVEMOS E PESSOA PRÓXIMAS A NÓS, POIS AS SITUAÇÕES E PESSOAS QUE ESTAMOS VIVENDO E CONVIVENDO, NEM SEMPRE SÃO O QUE PARECEM.

       LEMBRAM DA HISTORIA DA COBRA DO PARAÍSO, NESSA HISTÓRIA A COBRA APARECE COMO VILÃ, GÊNIO DO MAL QUE EXPULSOU O "HOMEM" DO PARAÍSO, SERÁ QUE REALMENTE É ISSO, AS VEZES O QUE PARECE SER NÃO É.

       EM UMA OUTRA FORMA DE VER, A "COBRA DO PARAÍSO", APARECE AI NÃO COMO VILÃ, MAS COMO SÍMBOLO DE SABEDORIA, DE PROGRESSO E CONTINUIDADE, POIS SE O CASAL PRIMORDIAL, NÃO CONHECESSE O SEGREDO DE MULTIPLICAR-SE, ELES SUCUMBIRIAM, A ESPÉCIE "HOMEM", NÃO EXISTIRIA. ENTÃO HÁ VARIAS MANEIRAS DE VER A MESMA SITUAÇÃO, TALVEZ O QUE VEMOS NÃO É REALMENTE O QUE PARECE.

ANGORÔ(OXUMARÊ) É UM INKISE DA FAMÍLIA KAVUNGO (WÀÁNA KAVUNGO), E COMO TODOS SABEMOS,  É UM FAMÍLIA, QUE ESTA LIGADA AO PRINCIPIO E O FIM DA VIDA , OU SEJA VIDA E PÓS VIDA, 

MAS SABEMOS TAMBÉM QUE , O ESPÍRITO EVOLUÍDO E ENCARNADO TEM, COMO VEMOS POR AI, A TENDÊNCIA DE LEVAR UM PALAVRA, UM GESTO , UM CONSELHO AS PESSOAS QUE O CERCAM E PRINCIPALMENTE AOS FAMILIARES,TENTANDO FAZER COM QUE ELES TAMBÉM EVOLUEM, TALVEZ UM ATO INCONSCIENTE.

A PESSOA QUANDO MORRE SEU ESPÍRITO QUE AINDA NÃO ESTA, EVOLUÍDO PARA ACEITAR ESSA NOVA CONDIÇÃO, PASSA POR MUITOS PROBLEMAS DE ADAPTAÇÃO, NESSE "NOVO MUNDO" OU CONDIÇÃO DE PÓS VIDA, É AI QUE ENTRA O AXÉ DE CERTO TIPO DE IKISSE (ORIXÁ), LIGADO AS CORES, OU REPRESENTADO NAS SETE CORES DO ARCO-ÍRIS , QUE COMEÇA COM O LILÁS, OU ROXO, PASSANDO PELO AZUL ESCURO, CHEGANDO NO AZUL CLARO E O VERDE, QUE POR SUA VEZ DIVIDE COM O AMARELO, LARANJA E O VERMELHO E TODAS AS CORES, SE MISTURAM FORMANDO NOVAS TONALIDADES, ENTÃO NESSAS CORES É QUE ANGORÔ (OXUMARÊ) SE DIVIDE EM 3 CORES MASCULINAS E 4 CORES FEMININAS. 
E TAMBÉM ATRAVÉS DE SUAS CORES ESTE INKISE ( ORIXÁ ), AJUDA A PURIFICAR AQUELE ESPÍRITO DESENCARNADO QUE NÃO ACEITA SUA NOVA CONDIÇÃO DE PÓS VIDA.
           
TODOS NÓS DO SANTO, SABEMOS QUE UM SACUDIMENTO DE LIMPEZA, QUE É TRABALHADO COM CORES, COMEÇAMOS PELA COR MAIS ESCURA ATÉ CHEGAR NO BRANCO, NUM SENTIDO DE PURIFICAÇÃO, OS NOSSOS MAIS VELHOS QUE NOS ENSINARAM ESSES PROCESSOS DE LIMPEZA COM CERTEZA JÁ TINHAM ESSA CONSCIÊNCIA, QUE TUDO QUE ESTA LIGADO A CORES PODE ESTAR OU NÃO LIGADO DIRETAMENTE A ANGORÔ(OXUMARÊ).

ENTÃO PODEMOS DIZER QUE ANGORÔ(OXUMARÊ), ESTA LIGADO DIRETAMENTE COM O CICLO VICIOSO DA REENCARNAÇÃO? 

ASSIM COMO ESTÁ LIGADO AO CICLO DAS CHUVAS OU DAS ÁGUAS?
VAMOS PENSAR E REFLETIR SOBRE ISSO?





                                                MEUS HUMILDES RESPEITOS A ESSE   GRANDIOSO E ETERNO INKISE.

novembro 07, 2014

MÊS DE AGOSTO "O RENASCIMENTO DA VIDA"

       
               CONTA UM ITÃ(ESTORIA CONTADA PARA ENTENDERMOS MELHOR OS ORIXÁS), NESSA ESTORIA RELATA-SE O COMO KATENDÊ (ASSANHE), TROUXE PARA UMA REGIÃO A MANEIRA DE CULTUAR OMOLU(KAVUNGO).
               HAVIA UM POVO EM UMA CERTA REGIÃO DA AFRICA, QUE VIVIAM EM PERFEITA HARMONIA COM A NATUREZA, SEUS CAMPOS ERAM PRODUTIVOS, SEUS RIOS ERAM RICOS, O CLIMA ÓTIMO, AS FAMÍLIAS SEMPRE DE BEM ENTRE SE, A NATUREZA ESBANJAVA RIQUEZAS, NÃO SE CONHECIA DOENÇAS.
              CERTAS ÉPOCAS DO ANO, OS SÁBIOS (KIMBANDAS) DO LUGAR FAZIAM SEUS RITUAIS DE AGRADECIMENTOS A NATUREZA POR TUDO QUE ELA LHES DAVA, MAS PORÉM HOUVE UM TEMPO QUE AS COISAS NÃO MAIS IAM BEM, AS ÁGUAS DOS RIOS ADOECERAM, O AR ADOECEU, A TERRA ADOECEU, OS HABITANTES DO LUGAR COMEÇARAM A ADOECER TAMBÉM. NADA MAIS, ERA TÃO PROSPERO COMO ANTES, O POVO COMEÇOU A NÃO TER O QUE COMER,OS CAÇADORES COM MUITA DIFICULDADE ENCONTRAVAM ALGUMA CAÇA, POIS ATÉ MESMO OS ANIMAIS MIGRAVAM DA REGIÃO.
            UM DIA UM CAÇADOR JÁ CANSADO, DE SUA BUSCA EM VÃO, ENCONTROU UM HOMEM QUE NÃO ERA DE SUA REGIÃO, E CONTOU A ESTE HOMEM O QUE ESTAVA ACONTECENDO, E ESTE HOMEM ENTÃO LHE FALOU QUE O CAÇADOR NÃO SE PREOCUPASSE, DEU A ELE UM AMULETO, E DISSE QUE DENTRO DE 7 DIAS VOLTASSE ÀQUELE LUGAR  E PROCURASSE UM MONTÍCULO DE TERRA(UM CUPINZEIRO), E COLOCASSE O AMULETO SOBRE O MONTE E ASSOVIASSE POR TRÊS VEZES QUE ELE O ATENDERIA, E TRARIA A RESPOSTAS PARA OS SEUS INFORTÚNIOS. 
O CAÇADOR, FOI PARA CASA E CONTOU AOS SÁBIOS DO LUGAR O QUE HAVIA OCORRIDO. OS DIAS PASSARAM E ANSIOSO O CAÇADOR VOLTOU AQUELE LOCAL COLOCOU O AMULETO SOBRE O CUPINZEIRO ASSOVIOU TRÊS VEZES E O ESTRANGEIRO VEI AO SEU ENCONTRO.
E EXPLICOU AO CAÇADOR QUE ELES DEVERIAM CULTUAR O ORIXÁ OMOLU (KAVUNGO) PARA QUE A NATUREZA VOLTASSE AO SEU EQUILÍBRIO, E DISSE AO CAÇADOR QUE VOLTASSE AO AMANHECER DO OUTRO DIA COM O KIMBANDA DO LUGAR QUE (KATENDÊ) ENSINARIA O SÁBIO COMO DEVERIA PROCEDER COM OS FUNDAMENTOS DO CULTO A KAVUNGO.
E ASSIM FOI FEITO, O KIMBANDA PROCEDEU DA MANEIRA QUE LHE FOI ENSINADO E TODO O EQUILÍBRIO DA REGIÃO FOI RESTAURADO.

A DOENÇA DO LUGAR CITADO NA ESTORIA, ESTA RELACIONADA COM A MORTE, POIS A DOENÇA EM SI NADA MAIS É DO QUE O PRINCIPIO DA MORTE, SE A DOENÇA NÃO FOR TRATADA CURADA O DESFECHO É A MORTE, MAS A MORTE É PRINCIPIO DO RENASCIMENTO, DA VIDA PRETO/BRANCO.
E A VIDA NADA MAIS É DO QUE A CONTRA PARTE DA MORTE OU SEJA O SEU EQUILÍBRIO BRANCO/PRETO.


               VAMOS RELEMBRAR UM POUCO OS FUNDAMENTOS DAS CORES.


 AZUL E O VERDE JÁ SABEMOS, QUE É UMA FORMA DE EXPRESSÃO DO PRETO, AMBOS REPRESENTAM ASSIM COMO A COR PRETA, O SEGREDO AQUILO QUE ESTÁ OCULTO, O INTERIOR DO ÚTERO A COR QUE REPRESENTA A TERRA.

GANGAZUMBA(NANÃ), USA SUAS CORES AZUL/BRANCO.
KAVUNGO(OMOLU) O PRETO/BRANCO.
KATENDÊ (OSSANHE) VERDE/BRANCO.
ANGORÔ (OXUMARÊ) VERDE/AMARELO
TEMPO MARROM/PRETO/BRANCO.
DE UMA MANEIRA GERAL TODOS OS INKISSES(ORIXÁS) DESTA FAMÍLIA ESTÃO LIGADOS AO PRETO E BRANCO, O SEGREDO DA VIDA E DA MORTE.



                                                    MANAÇAL  BERÇO DE VIDA  


O TERMO NANÃ, SIGNIFICA RAIZ DE TODAS AS RAÍZES, OU SEJA ORIGEM DE TODAS AS ORIGENS, O PRINCÍPIO DA MATÉRIA A GERADORA DO MUNDO MATERIAL.
ESTÁ LIGADA A FORMAÇÃO DO CORPO MATERIAL SEJA ELE QUAL FOR.
O CORPO POR SI É MORADIA DO ESPIRITO OU SEJA DA ORIGEM DE VIDA ESPIRITUAL. MORADIA É CASA ASSIM SENDO NANÃ É A SENHORA DAS CASAS, SE PENSARMOS BEM, NOSSAS CASAS SÃO CONSTRUÍDAS DE TIJOLOS DE BARRO MATÉRIA PRIMA DE NANÃ(GANGAZUMBA). SE TODOS FOSSEM CAPAZES DE ENTENDER TAMANHO AXÉ QUE ESTE ORIXÁ CANTEM, TODOS COM CERTEZA TERIAM MUITO MAIS RESPEITO E ADMIRAÇÃO, E COMPREENDERIAM MELHOR, POIS A MAIORIA DOS BABAS E IALORIXÁS PENSAM QUE NANÃ É APENAS MORTE, OU A PRÓPRIA MORTE, TALVEZ INFLUENCIADOS POR OUTROS SEGUIMENTOS RELIGIOSOS.
NANÃ (GANGAZUMBA), É O GRANDE ÚTERO E COMO TODO O SER QUE POSSUI ÚTERO É DETENTOR DA VIDA E DA MORTE, POIS O ÚTERO FECUNDADO POSSUI VIDA E NÃO FECUNDADO NO SEU CICLO FÉRTIL PRODUZ MORTE. NANÃ É A ÚNICA MÃE CAPAZ DE GERAR VIDA, FAZER NASCER , E QUANDO ESSA VIDA MORRE ELA COMO GRANDE MÃE QUE É O RECEBE DE VOLTA EM SEU ÚTERO, E O REINTEGRA NA SUA ORIGEM. A NANÃ DEVEMOS O CORPO FÍSICO QUE POSSUÍMOS E MUITAS VEZES O TRATAMOS MAU. FICAMOS EM DIVIDA COM ELA POR CAUSA DISTO?




                                            CASA DE KAVUNGO



KAVUNGO(OMOLU/OBALUAYÊ), É RESPONSÁVEL PELA SAÚDE DO CORPO MATERIAL(OBALUAYÊ), E A SAÚDE DO ESPIRITO(OMOLU).
NÃO É SÓ NOSSO CORPO FÍSICO QUE ADOECE MAS TAMBÉM O ESPIRITO.
SENDO RESPONSÁVEL PELA SAÚDE, KAVUNGO REPRESENTA PUREZA.
 A CASA DE OMULU, AQUELA FEITA DE PAU A PIQUE, DE FORMA CILÍNDRICA OU AREDONDADA, TEM UM SIGNIFICADO, POIS UMA CASA QUADRADA OU RETANGULAR, TEM CANTOS, E SABEMOS QUE NO RITUAL DE LIMPEZA DE AMBIENTES OS CANTOS DO LUGAR TEM PRIORIDADE, POIS PODE GUARDAR ENERGIAS NEGATIVAS PARADAS NESSES LOCAIS, E POR ISSO A CASA DE OMOLU É ARREDONDADA PARA QUE NÃO FIQUE ALI DEPOSITADAS ENERGIAS PARADAS, IMPURAS.
EM UM OUTRO DIA FALAREI MAIS SOBRE ESTE RESPEITADO IKISSE.


                                  REPRESENTAÇÃO DE KATENDÊ

KATENDÊ(OSSANHE), NEM SE FALA, É UM IKISSE(ORIXÁ), EXTREMAMENTE PURO, É O ORIXÁ DA PURIFICAÇÃO, PURIFICADOR DO CORPO E DO ESPIRITO.
É UM ORIXÁ IMPORTANTÍSSIMO PARA QUEM CULTUA DIVINDADES.
TUDO QUE É TOCADO POR FOLHAS É PURIFICADO CLARO QUE DEPENDENDO DO OFÓ(AQUILO QUE ZANBURAMOS) DURANTE A MANIPULAÇÃO DAS FOLHAS, POIS SABEMOS QUE TODAS AS COISAS TEM SEU LADO POSITIVO E NEGATIVO, CABE A CADA UM DESPERTAR O QUE MELHOR LHE INTERESSAR.
JÁ LEMBRO DE ANTE MÃO, CADA AÇÃO TEM SUA REAÇÃO, EXU ESTA AI INTIMAMENTE LIGADO A KATENDÊ PARA RETRIBUIR O AXÉ QUE É ACORDADO NA INÇAVA(FOLHA).

QUASE TODAS AS  OFERENDAS FEITAS DE COMIDA SECA A KATENDÊ TRADUZ ISTO CLARAMENTE, SÃO OS DITOS ESPANTADORES DE MAUS ESPÍRITOS OU ENERGIAS NEGATIVAS,
O ALHO, O FUMO DE ROLO, GENGIBRE ENTRE OUTROS SÃO DE NATUREZA QUENTE. 




ANGORÔ(OXUMARÊ), JÁ FALEI SOBRE SEUS FUNDAMENTOS DE CORES QUE DE UMA MANEIRA DIRETA, PURIFICA O ESPIRITO E  O AJUDA A EVOLUIR, E COM SUA CHUVA LIMPA LAVA TODO O MUNDO MATERIAL,      PRODUZINDO O EQUILÍBRIO.

NESSA FAMÍLIA AINDA TEM O GRANDE INKISSE(ORIXÁ)
KITEMBU CONHECIDO COMO TEMPO.
MAS ESSE SERÁ UM OUTRO MOMENTO QUE FALAREI SOBRE ELE.

O QUE ME INTERESSA AQUI É FALAR SOBRE O RENASCIMENTO DA VIDA CUJOS FUNDAMENTOS DE KITEMBU ETÁ DIRETAMENTE LIGADO.
APARENTEMENTE OS MESES QUE CORRESPONDEM AO INVERNO, MESES QUE A VIDA SE PREPARA PARA RENASCER DÁ A IMPRESSÃO DE QUE TUDO ESTÁ MORRENDO, O AR FICA SECO SEM VIDA, A TERRA TAMBÉM, A CHUVA FICA ESCASSA, A MAIORIA DA VEGETAÇÃO MORRE, AS FOLHAS CAEM DA COPA DAS ÁRVORES, OS ANIMAIS SE PROTEGEM POIS SEUS INSTINTOS OS PROPÕE QUE DEVEM SE PREPARAR PARA MESES DIFÍCEIS.
BEM SABEMOS QUE NESSES MESES A INCIDÊNCIA DO SOL SOBRE A TERRA MODIFICA MUDANDO DE POSIÇÃO ESQUENTANDO ASSIM O INTERIOR DA TERRA MAIS DO QUE A SUPERFÍCIE, E SENDO ASSIM ESSES INKISSES(ORIXÁS), DE NATUREZA APARENTEMENTE FRIA, O AXÉ DELES SOBEM PARA A SUPERFÍCIE DA TERRA, E ESSE É EXATAMENTE O MOMENTO PARA SEREM CULTUADOS, POIS O AXÉ ESTÁ MAIS VIVO MAIS APARENTE, É NO FINAL DESES MESES  PRECISAMENTE NO MÊS DE AGOSTOS QUE FAZEMOS NOSSAS HOMENAGENS A ELES OS CHAMADOS DE BANQUETES DA FAMÍLIA KAVUNGO OU KUKUWANA(OLUBAJÉ), POIS COM SEUS AXES JÁ TRANSFORMARAM A NATUREZA QUE PARECIA MORTA E A PREPARARAM PARA O RENASCIMENTO DA VIDA.
NA VERDADE A NATUREZA NÃO ESTAVA MORTA MAS SE FORTALECENDO ATRAVÉS DESTES ORIXÁS QUE PROTEGEM O AXÉ DA VIDA, PARA RENASCER, LOGO NO MÊS SEGUINTE SETEMBRO, QUANDO A VIDA RETORNA A TERRA.
NESTE MÊS SETEMBRO É QUE CULTUAMOS WUNJE(ERÊ),
SIMBOLICAMENTE A NATUREZA CRIANÇA QUE RENASCE A CADA ANO.


                                                                     E A NATUREZA RENOVADA RENASCE


MÊS DE SETEMBRO - ZAZI _ XANGÔ

                                              ALGUMAS PERGUNTAS

                PORQUE ZAZI (XANGÔ), USA COROA? 

                PORQUE É   CONSIDERADO REI (OBÁ)?





PARA COMEÇAR, DEVEMOS LEMBRAR COMO FUNCIONA UM REINADO. DIRETAMENTE SOMENTE FILHOS DOS REIS HERDAM A CORÔA

BOM ZAZI(XANGÔ) É O ORIXÁ QUE GUARDA O AXÉ DA HEREDITARIEDADE, O GENE DO PAI E DA MÃE SE MISTURAM E FORMAM UM OUTRO CÓDIGO GENÉTICO, QUER DIZER, O FILHO, QUE É ÚNICO, MESMO SE OS PAIS TIVEREM MAIS FILHOS TODOS SERÃO TOTALMENTE DIFERENTES UNS DOS OUTROS, ISTO QUER DIZER QUE TODOS NÓS SOMOS INDIVIDUAIS, QUE EM TODO O MUNDO NÓS SOMOS ÚNICOS, ISTO É O AXÉ DE ZAZI(XANGÔ), AGINDO, DE FORMA QUE OS DESCENDENTES DE UMA MESMA FAMÍLIA HERDAM SUAS CARACTERÍSTICAS.

EM OUTRAS FALAS(SIMBOLICAMENTE), OS DESCENDENTES DE UMA FAMÍLIA RECEBEM SUA HERANÇA, QUER DIZER A CORÔA É PASSADA DE PAIS PRA FILHOS.
ESSE É UM DOS MOTIVOS QUE ZAZI(XANGÔ) PODE SER REPRESENTADO POR UMA CORÔA COM 12 PONTAS DE FORMA QUE A PARTE CENTRAL DA CORÔA FORMA UMA ABÓBODA DE 6 PONTAS.
NINGUÉM PODE RECUSAR A SUA RAIZ, SUA ORIGEM, COM PENA DE SOFRER POR
ESTA ESCOLHA.

O CONTRÁRIO DEVEMOS CULTUAR  NOSSAS RAÍZES PARA QUE POSSAMOS CRESCER E EVOLUIR.
OS QUE NÃO CULTUAM SUAS RAÍZES SÃO COBRADOS POR SEUS PRÓPRIOS ANCESTRAIS. DOS QUAIS NINGUÉM FOGE, POIS ESTÁ DENTRO DO NOSSO SER.

UM DOS MANDAMENTOS CATÓLICOS FALAM CLARAMENTE SOBRE ISTO.
"DEVEMOS HONRAR PAI E MÃE", OU SEJA AQUELES QUE NOS DERAM ORIGEM, TRANSMITIRAM O AXÉ ANCESTRAL DELES A NÓS. EM NOSSA RELIGIÃO COSTUMAMOS DIZER QUE:

 " A ÁRVORE QUE NÃO CULTUA SUA RAIZ JAMAIS PROSPERARÁ E SE TIVER FRUTOS ESTES TAMBÉM NÃO PROSPERARAM".

NÓS CULTUAMOS NOSSOS ANCESTRAIS QUE NOS DERAM O NOSSO CORPO HUMANO, E TAMBÉM OS NOSSOS ANCESTRAIS  ESPIRITUAIS DIVINIZADOS.
NESSA LINHA DE PENSAMENTO NOS TRÁS A FUNDAMENTOS DISTINTOS QUE EXISTE ENTRE ZAZI(XANGÔ) E KAVUNGO(OMOLU/OBALUAYÊ), DITOS COMO ORIXÁS QUE NÃO COMBINAM EM DETERMINADOS FUNDAMENTOS.

BOM POR UM LADO ZAZI É O PORTADOR DO AXÉ ANCESTRAL DIVINIZADO, SEM QUALQUER IMPUREZA, TANTO É QUE É CONHECIDO COMO OTONBÔ O PURO.

KAVUNGO(OMOLU/OBALUAYÊ) É O ORIXÁ RESPONSÁVEL POR TODOS OS ANCESTRAIS DOS SERES HUMANOS, TANTO O É QUE OS ANCESTRAIS O TEM COMO SEU REI OU " REI DA TERRA", CUJA TERRA O GRANDE ÚTERO ZUMBA(NANÃ) QUE ABRIGA TODOS OS MORTOS. ESTE JÁ É UM ASSUNTO PARA SER TRATADO EM UM OUTRO MOMENTO.

O QUE FAÇO AQUI EXPLICAR A DIFERENÇA QUE HÁ ENTRE ANCESTRAIS DIVINOS E ANCESTRAIS QUE VIVERAM SOB A INFLUENCIA DA CARNE HUMANA.
TODO O TEXTO ACIMA NOS REMETE A EXAMINARMOS COM CUIDADO PARA NÃO CONFUNDIMOS VÁRIOS TIPOS DE DIVINDADES E ENTIDADES OS QUAIS CHAMAMOS DE ANCESTRAIS.

XANGÔ É O ORIXÁ REPRESENTATIVO DE TODOS OS ANCESTRAIS DIVINOS.
OMOLU É O ORIXÁ REPRESENTATIVO DE TODOS OS ESPÍRITOS QUE NASCERAM NA CARNE E DESENCARNADOS SE TORNARAM ANCESTRAIS DOS SERES VIVOS, E JUNTO COM OYÀBALÉ(MATAMBA), FORMAM O CASAL REAL, OS CHAMADOS REIS DOS EGUNS(ANCESTRAIS).
ESTE ASSUNTO SOBRE OS ANCESTRAIS QUE KAVUNGO E MATAMBA GOVERNAM, É PARA UM OUTRO MOMENTO.

ZAZI O GRANDE ORIXÁ REAL NOS ENSINA, QUE DEVEMOS SEMPRE CULTUAR NOSSOS ANCESTRAIS, POIS É AI QUE ESTÁ O MAIOR AXÉ DO CANDOMBLÉ EM TODAS AS SUAS RAÍZES.
ESTE É UM DOS MOTIVOS QUE DEVEMOS SIM ESCREVERMOS, ESTUDAR, E SEMPRE PASSAR PARA FRENTE NOSSOS CONHECIMENTOS DADOS A NÓS POR TODOS OS ANCESTRAIS DO CANDOMBLÉ, POR ISSO ZAZI EM MAIS UM DE SEUS AXÉS ESTÁ DIRETAMENTE LIGADO A LEIS E A ESCRITA.
EXISTE UM FUNDAMENTO QUE FAZ PARTE DA INICIAÇÃO NO SANTO, QUE TRATA EXATAMENTE  DESTE ASSUNTO, É UM FUNDAMENTO QUE DIZ RESPEITO A ZAZI(XANGÔ), QUEM FOI INICIADO PARA O SANTO DEVE SABER, OU PELO MENOS DEVERIA.

DESDE TEMPOS REMOTOS LÁ NA IDADE DA PEDRA O SER HUMANO DOTADO DE INTELIGENCIA JÁ DEIXAVA SUA HISTÓRIA GRAVADA NAS CAVERNAS QUE PASSAVAM.
SE ESSES NOSSOS ANCESTRAIS COM TÃO POUCOS RECURSOS JÁ SE PREOCUPAVAM EM PERPETUAR  SUA HISTÓRIA POR QUE NÓS MUITO MAIS PRIVILEGIADOS QUE ELES NÃO DEVEMOS FAZER?


              PORQUE ELE TEM O DOMÍNIO SOBRE AS PEDRAS?






OS OTÁS SÃO REPRESENTAÇÕES ANCESTRAIS, QUER DIZER QUE COMO OS ANCESTRAIS OS OTAS SÃO ETERNOS, E REPRESENTAM ETERNIDADE.

NELE ESTÁ CONCENTRADO O AXÉ DE UMA DETERMINADA DIVINDADE OU ENTIDADE, E COM DEVIDOS ORÔS(FUNDAMENTOS), PODE SER DESPERTADO.

PARA QUE ESTE AXÉ POSSA FAZER PARTE DE UM ASSENTAMENTO DEVE SER BEM ESCOLHIDO, E COLHIDO EM DETERMINADOS LUGARES, CONSEQUENTEMENTE PASSAR POR ALGUNS RITUAIS PARA QUE POSSA SER DESPERTADO O SEU AXÉ.

CADA OTÁ POSSUI UMA CARACTERÍSTICA PRÓPRIA DE ACORDO COM A DIVINDADE OU ENTIDADE CUJO ASSENTAMENTO, ESTE OTÁ IRA FAZER PARTE.

BOM A RELAÇÃO DOS OTÁS COM ZAZI(XANGÔ) É CLARA, JÁ QUE ZAZI É A REPRESENTAÇÃO COLETIVA DE TODOS OS ANCESTRAIS MASCULINOS, OU GUARDIÃO DO AXÉ ANCESTRAL.
ESSA QUESTÃO DE ZAZI SER O REPRESENTAÇÃO COLETIVA DE TODOS OS ANCESTRAIS MASCULINO, NOS TRAZ OUTRO ASSUNTO E OS ANCESTRAIS FEMININOS?
ISSO EM OUTRO ASSUNTO TENTAREI ESCLARECER, SÓ DIGO DE ANTE MÃO QUE DIZ RESPEITO AO TÃO MISTERIOSO E CONFUNDIDO ORIXÁ FEMININO OBÁ.
QUE TEM LIGAÇÕES MUITO FORTES COM ZAZI.







          







julho 30, 2014

O EQUILÍBRIO PESSOAL

                       
          BOM PARA FALAR UM POUCO SOBRE EQUILÍBRIO, VAMOS RELEMBRAR UM ITAN
(ESTÓRIAS CONTADAS PARA ENTENDERMOS MELHOR OS FUNDAMENTOS DO SANTO).
          NO INICIO DA CRIAÇÃO DO AYÊ , O MUNDO MATERIAL, OLODUM, ENCARREGOU  OXALÁ, DE CRIAR O ESPAÇO VISÍVEL, O MUNDO MATERIAL, E TAMBÉM LHE DISSE PARA PROCURAR ORUMILÁ PARA SABER DOS PRECEITOS A SEREM CUMPRIDOS, PARA QUE SUA TAREFA TIVESSE ÊXITO.
ORUMILÁ INDICOU QUAIS PRECEITOS DEVERIAM SER CUMPRIDOS, MAS OXALÁ IGNOROU OS PRECEITOS, ENTÃO EXU O CORREGEDOR DO MUNDO) FEZ COM QUE ELE ADORMECESSE AOS PÉS DE UMA PALMEIRA IGI. VENDO QUE O IRMÃO DEMORAVA MUITO PARA VOLTAR ODUDUA, FOI PROCURA-LO ENCONTRADO-O ADORMECIDO, TENTOU ACORDÁ-LO MAS EM VÃO, VOLTOU AO ORUM E CONTOU A OLORUM O OCORRIDO. OLORUM ENTÃO ENCARREGOU ODUDUA DA CRIAÇÃO DO MUNDO MATERIAL, E TAMBÉM LHE RECOMENDOU QUE PROCURASSE ORUMILÁ PARA CONHECER OS PRECEITOS A SER FEITOS PARA TER EXITO.
E ASSIM ODUDUA FEZ, CUMPRIU TODOS OS PRECEITOS RECOMENDADOS, E ASSIM CRIOU O MUNDO MATERIAL.
QUANDO OXALÁ ACORDOU, VOLTOU AO ORUM E RECLAMOU COM OLORUM QUE, ODUDUA JÁ HAVIA CRIADO O MUNDO MATERIAL, E OLORUM NA SUA SABEDORIA, DEU A OXALÁ O PODER DE CRIAR A VIDA NO MUNDO MATERIAL, ASSIM FEZ OXALÁ FOI PAR O MUNDO MATERIAL E CRIOU TODA A VIDA.
COM O PASSAR DOS TEMPOS HOUVE ENTÃO UMA QUESTÃO, QUEM ERA MAIS PODEROSO ODUDUA POR TER CRIADO A TERRA OU OXALÁ POR TER CRIADO A VIDA?
E OUVE ENTÃO UMA GRANDE CONFUSÃO, QUE COM O PASSAR DO TEMPO PÔS TUDO A PERDER. O MUNDO MATERIAL COMEÇOU A SE DESEQUILIBRAR, E FORMOU-SE O CAOS.
OLORUM PERCEBENDO O QUE ESTAVA ACONTECENDO CHAMOU A SUA PRESENÇA OXALÁ E ODUDUA, E OS FEZ ENTENDER QUE UM ERA TÃO IMPORTANTE QUANTO O OUTRO, E QUE PARA QUE O MUNDO MATERIAL NÃO ACABACE E QUE VIVESSE EM EQUILÍBRIO, ELES DEVERIAM UNIR-SE PARA QUE A TERRA NÃO MORRESSE.
ENTÃO ASSIM ELES FIZERAM.
OXALÁ E ODUDUA APAZIGUARAM-SE. E O MUNDO MATERIAL PROSPEROU.






   OXALÁ E ODUDUA SE APAZIGUARAM


   ENTÃO AI ESTÁ O DESAFIO, PARA TODOS NÓS. BUSCAR O EQUILÍBRIO.

SABEMOS QUE ATRAVÉS DA INICIAÇÃO, COMEÇAMOS A OBTER ESSE EQUILÍBRIO, MAS A INICIAÇÃO NÃO COMPLETADA DURANTE O PERÍODO DE 7 ANOS, E OS DEVIDOS FUNDAMENTOS, EBÓS ODUS E PRECEITOS NÃO CUMPRIDOS, A PESSOA INICIADA PODE NÃO ALCANÇAR O EQUILÍBRIO PESSOAL.

CABE A NÓS QUE INICIAMOS FILHOS DE SANTO, SABERMOS E CONHECERMOS ESSES FUNDAMENTOS QUE APRENDEMOS AO LONGO DO TEMPO COM NOSSOS INICIADORES.
PARA QUE TODOS NÓS TENHAMOS EXITO.
O MUNDO MATERIAL (ODUDUA), PODE NOS OFERECER MUITAS COISA BOAS, ASSIM COMO O MUNDO ESPIRITUAL(OXALÁ).
O EQUILÍBRIO ENTRE OS DOIS MUNDOS É O FUNDAMENTO NECESSÁRIO PARA O EQUILÍBRIO PESSOAL.

ISSO QUER DIZER QUE NÓS NÃO PODEMOS VIVER TOTALMENTE SÓ APEGADO AO MUNDO MATERIAL, RIQUEZAS , MANSÕES, MUITO DINHEIRO, CARROS CARÍSSIMOS, LUXURIA.
E TAMBÉM NÃO PODEMOS VIVER SÓ  A RELIGIÃO, VIVER SÓ DE PRECEITO, O TEMPO TODO DENTRO DAS CASAS DE SANTO, SÓ PENSAR EM SANTO, VIVER A VIDA FANATIZADO PELO MUNDO ESPIRITUAL.

TODOS NÓS DEVEMOS TER UM POUCO DOS DOIS D ENTRO DE NÓS, AS COISAS MATERIAL NÃO PODE SER NOSSAS VIDAS E NEM O MUNDO ESPIRITUAL, MAS SIM FAZEREM PARTE DE NOSSAS VIDAS.



A CABAÇA COM ELEMENTO BRANCO REPRESENTANDO O MUNDO ESPIRITUAL
A CABAÇA COM ELEMENTO AMARELO REPRESENTANDO O MUNDO MATERIAL.

junho 07, 2014

JUNHO O MÊS DE EXU


O MÊS DE JUNHO É O 6º MÊS DO ANO, EM OUTRAS PALAVRAS É O MEIO DO NOSSO CALENDÁRIO DE 12 MESES, SERIA COINCIDÊNCIA?
BOM, O FATO É QUE NO MÊS DE JUNHO É QUE FAZEMOS NOSSAS HOMENAGENS A ESTE IMPORTANTÍSSIMO IKISSE(ORIXÁ).
SENDO ESTE ORIXÁ CONHECIDO TAMBÉM COMO CORREGEDOR GERAL OU CHICOTE DO MUNDO, DEIXO AQUI UM ALERTA A TODAS AS PESSOAS QUE HOMENAGEIAM EXU.
SÃO RIQUÍSSIMAS AS OFERENDAS E HOMENAGENS A EXU, POR ESTE MUNDO AFORA, TAMBÉM TEM AS MAIS HUMILDES, AS MAIS ENFEITADAS, AS MAIS ELABORADAS, AS MAIS CARAS, AS MAIS COLORIDAS, AS MAIS SOFISTICADAS, AS QUE CONTÊM, 1,3,7,21,77.......ELEMENTOS, EXISTEM VÁRIOS TIPOS DE EBÓS, COM GRANDES QUANTIDADES DE COMIDAS, BEBIDAS FRUTAS,  VÁRIOS TIPOS DE SACRIFÍCIOS.




MAS SERÁ QUE É ISTO MESMO?
SERA QUE É NECESSÁRIO?
SEREMOS AGRACIADOS COM TUDO ISSO?
SEJAM QUAIS FOREM AS DÚVIDAS QUE POR ACASO, TIVERMOS, UMA COISA É CERTA, EXU ESTÁ DENTRO DE CADA UM DE NÓS, AFINAL TODOS TEMOS UM EXU BARA(MACUSSI) DENTRO DE NOSSO CORPO NÃO É MESMO?
SENDO ASSIM QUEM MELHOR PARA NOS CONHECER SENÃO EXU, COM CERTEZA ELE CONHECE MELHOR AGENTE, DO QUE AGENTE MESMO.

ENTÃO SEJA QUAL FOR A OFERENDA QUE FAÇAMOS, PARA EXU, PARA ELE NÃO IMPORTA QUAL TAMANHA  OFERENDA, MAIS RICA OU MAIS POBRE, MAIS ELABORADA OU MAIS CABALÍSTICA.
PARA ELE REALMENTE O QUE IMPORTA É COMO CHEGAMOS DIANTE DELE PARA HOMENAGEÁ-LO. 
POIS CONHECEDOR DO NOSSO CORAÇÃO, SABERÁ RETRIBUIR A CADA HOMENAGEM QUE FIZERMOS.

FAÇAMOS NOSSAS OFERENDAS A EXU, CADA UM DENTRO DO SEU CONHECIMENTO OU DE SUAS POSSES, SABENDO QUE EXU NOS DÁ RETORNO, NÃO DO QUE OFERTAMOS A ELE, MAS SIM AQUILO QUE MERECEMOS.
E É DO NOSSO ENTENDIMENTO QUE, ANTES DE PEDIRMOS ALGUMA COISA A "ELE", PRIMEIRO DEVEMOS AGRADECER A TUDO O QUE EXU NOS PROPORCIONA.

ME ENSINARAM, OS  MAIS VELHOS, QUE A EXU DEVEMOS SEMPRE FAZER OFERENDAS DE AGRADECIMENTOS, E NUNCA PEDIR ALGO, POIS EXU NOS RETORNA TUDO O QUE FAZEMOS A ELE, SE SEMPRE ESTAMOS EM SUA PRESENÇA SEMPRE PEDINDO, ENTÃO SEREMOS SEMPRE PEDINTES.
É MELHOR TER CRÉDITOS COM EXU DO QUE DÍVIDAS, NÃO É MESMO?
"MOJUBÁ EXU!!  PEQUENO GRANDE  SÁBIO"
"ESTEJA SEMPRE COMIGO".







junho 06, 2014

MÊS DE MAIO


EU NÃO POSSO DEIXAR DE FALAR DO MÊS DE MAIO QUE É O MÊS DAS MÃES, E PARA NÓS DO SANTO ESTA É UMA ÉPOCA MUITO IMPORTANTE POIS É O MÊS DE OXUM, UM DOS ORIXÁS MAIS IMPORTANTES QUE REPRESENTA, TODA A FORÇA GERADORA DAS MÂES, AS QUAIS NOS GEROU.

O QUE SERIA DE NÓS SEM ELAS?

FIGURA MUITO IMPORTANTE EM TODAS AS SOCIEDADES, SENDO RELIGIOSA OU NÃO, ELAS REPRESENTAM A ORIGEM MATERIAL DE TODOS NÓS.

SEM O PODER DE GESTAÇÃO DAS MÃES NADA PODERIA SER E EXISTIR.

ESTE É UM DOS MAIORES AXÉS DE OXUM, O SEU AXÉ DE FAZER, OS SERES E AS COISA, SEREM E EXISTIREM, SEM ESSE ENORME AXÉ, NADA TERIA SENTIDO DE VIDA.

O AXÉ QUE NOS TRAZ PARA A VIDA INDIVIDUALIZA, NOS ACOLHE DENTRO DE SEU PRÓPRIO SER, ENQUANTO DOA SEU AXÉ DE REALIZAÇÃO.



PARA ELAS, NÃO EXISTE DIFERENÇAS ENTRE SEUS FRUTOS, POIS SEU AXÉ DE MÃE, NÃO FAZ DISTINÇÃO, É UMA ZELADORA(CAMBA), POR EXELENCIA.




SEU COLO COMO UMA GRANDE CABAÇA, ENVOLVE, ABRAÇA E GUARDA DENTRO DE SI SEU MAIS PRECIOSO BEM.



QUANDO SEU FRUTO ESTÁ PRONTO, ELA DERRAMA SEU AXÉ E O TRAZ A VIDA, E COM SEU FRESCOR, COMO A ÁGUA, LAVA, ACALMA E APAZIGUA E SE APRESENTA PRONTA PARA CONDUZI-LO PELA VIDA, ATÉ QUE POSSA SE PROTEGER POR SE SÓ.


"GRANDE MÃE OXUM, ABENCOE-ME SEMPRE E A TODOS OS MEUS, QUE SOMOS SEUS FILHOS"                        

fevereiro 01, 2014

UMA NOVA IDÉIA

                                                  UMA NOVA IDEIA !!

Trazer uma nova ideia em relação aos ensinamentos transmitidos aos mais novos iniciados na camarinha os chamados iaôs ou muzenzas, chamo a atenção pra os Pais e Mães de santo, e em particular aos pais e mães pequenas das casas de santo pelo Brasil afora, estes sim tem mais contato com o iniciado de primeiro grau, ensine seus filhos, mesmo que seja o básico, pelo menos sobre o orixá para quem estão sendo iniciados, nunca mintam, se não souber responder a uma pergunta, das varias dúvidas que a pessoa nessa faze possa ter, procure saber e refletir sobre tal pergunta, mas dê uma resposta concreta que ao menos, satisfaça o iniciado naquele momento, e se no futuro couber melhorar sua resposta faça-o. Nunca deixe em dúvida seus ensinamentos, não tenha duvidas de que esse é o melhor caminho para perpetuar seus conhecimentos e axé, não se preocupe se seu iniciado terá mais conhecimentos que você no futuro, e se por acaso tiver, muito melhor será, isto só vem confirmar que você que o iniciou é um bom pai ou mãe e que fez o seu papel e lembre-se sempre que: um fruto nunca supera a sua árvore, mas guarda em si sementes que germinaram , e com o tempo será também uma árvore forte perpetuando assim sua raiz seu axé, qual pai ou mãe não se orgulha de um bom filho?

Sejam verdadeiros pais e mães, sejam honestos com seus ancestrais, afinal tudo em que você acredita, vem de seus orixás, é nele que você deve sempre confiar, com certeza Ele nunca o abandonará.
Desta forma todos nós estaremos cumprindo a nossa missão que nossos ancestrais nos confiou.
                              
                               É SÓ UMA NOVA IDÉIA
                                            REFLITA

janeiro 31, 2014

CABOCLOS

UMA HOMENAGEM "BENÇÃO" DOS ORIXÁS AOS POVOS QUE PRIMEIRO HABITARAM A NAÇÃO BRASIL

          Em tempos remotos datados antes do descobrimento da nação Brasil, essa terra nossa, já era habitada por Nações indígenas, extremamente organizadas, onde cada membro vivia em harmonia com a sua comunidade e com a natureza, respeitando cada ser vivo e guiados pelas suas crenças, faziam rituais, em homenagens ou agradecimento a natureza, ou a uma divindade especifica, agradecidos pela abundancia de alimentos que colhiam nas matas ou nas águas. Respeitavam a hierarquia dos mais velhos, seus anciões, que por suas experiência vividas, transmitiam aos seus mais novos a sabedoria de seus ancestrais e  da importância de viver em harmonia entre eles e a natureza.
        Quando o chamado "homem branco", chegou, trouxeram com eles, muitas coisas desconhecidas nessas terras.
Minha intenção aqui não é falar do mal que o "homem branco" trouxe, pois ao meu entendimento todo começo consequentemente gera o caos e caos entendam é sinônimo de começo, de novos tempos, novos conhecimento e acima de tudo evolução e crescimento, relacionado ao Inkisse Pambonjila e a Insosse Umburê os desbravadores.
        O " homem branco", impôs as nações indígenas, seus costumes, crenças, trouxeram novos conhecimentos, e também os negros vindo da África, os chamados povos bantus e que também trouxeram seus costumes e crenças os nossos Inkisses primeira raiz do candomblé. 
        Bom, os tempos passaram tudo por aqui mudou depois vieram os outros povos africanos, e com seus costumes e crenças enriqueceram ainda mais a raiz africana, e com sabedoria dos negros daquela época, então "criaram" o candomblé, que no inicio era matriarcal, cultuado na sua pureza de raiz, não aceitavam misturas de nação, talvez temiam que suas raízes desaparecessem com o tempo, as Matriarcais do candomblé daquela época, eram muito orgulhosas de suas raízes, mas ai...... apareceu João da Pedra Preta ou Joãozinho da goméia, com o seu Caboclo da PEDRA PRETA, isso para as Matriarcas do candomblé da época era sacrilégio, o candomblé não podia aceitar que um espirito de índio fizesse parte do xirê de divindades, mas esqueceram de um detalhe, que depois foi reconhecido, antes dos negros chegarem aqui no brasil os índios e seus ancestrais já eram os "DONOS DA TERRA", os orixás já viviam aqui expressos na natureza, cultuados de forma diferentes pelos indígenas, mas já estavam aqui´. Foi então que nessa linha de pensamento que as Matriarcais do candomblé daquela época, passaram a reconhecer que nossos "CABOCLOS" são de igual importância, tal qual aos orixás que cultuamos, pois foram os primeiros habitantes conhecidos no Brasil.
 Hoje no presente, ou como presente para todos  nós do candomblé, cultuamos os CABOCLOS e com grande riqueza de fundamentos, em grande parte das casas que cultuam orixás, e mais forte ainda nas casas que cultuam a Umbanda.
Muitos dos orixás que temos hoje individualizados nos seus filhos, foram confirmados ou feitos por CABOCLOS, mas ainda tem muitos zeladores que não aceitam e não reconhecem essas feituras, talvez por não entenderem que os CABOCLOS na verdade são ancestrais da terra brasil onde o orixá é cultuado e assentado, quanta honra para um filho de santo ser iniciado por um ancestral de tamanha importância. Ogans e Ekedes  valorizem os seus pais caboclos e caboclas, e se já valorizam tenham certeza que estão em boas mãos.

                                          UMA IDÉIA

Como diria nossa Presidenta, brasileiros e brasileiras, povo do candomblé, Babalorixas e Ialorixás, Tat´etu de Inkisse e Mam´etu de Inkisse, e futuros pais e mães de Santo, deixem de individualismo, o candomblé é uma Religião fundada no Brasil, nação cujo povo é formado por vários povos, mitos, culturas, mistura de línguas, então deixem de falar que suas casas de santo cultua esta ou aquela Nação, sejam fieis a seus fundamentos, e em primeiro lugar deixem de lado a vaidade e façam o que o Santo espera que façamos, mostre a todos que se chamarem de brasileiros, que o candomblé é uma Religião legitimamente brasileira com varias tendências de outras religiões, e que nem por isso tem que ser massacrada pela maioria das pessoas e outras religiões, preocupem em manter acessa a chama da liberdade que temos hoje em nossa religião, graças aos que vieram antes de nós, os ancestrais do candomblé, sejam legítimos como filhos de Santo e fiéis aos seus iniciadores, porque juntos todos nós deixaremos o melhor do Candomblé para os nossos descendentes e os que vierem depois deles, só assim nós legítimos filhos de santo poderemos melhorar ainda mais nossa condição de povo do Santo, e mostrar pra todos os povos que o Candomblé é uma religião legitima e com diretrizes e raízes fortes capaz de mudar para melhor tudo e todos.
                    
                    PENSEM REFLITAM ESSA IDÉIA

janeiro 29, 2014

MUTACALAMBO _ OXOSSI


                                             MÊS DE JANEIRO,
       ÉPOCA DE HOMENAGEAR O ORIXÁ OXOSSI.

                     Falar sobre o orixá oxossi, que para os bantus é conhecido como "TAT´ETU MUTACALA BURUGUNSO", para mim é uma grande honra, e faço isso com grande respeito procurando escolher bem as palavras para que não fira em nada o nome e os fundamentos deste grandioso Inkisse, e para que as pessoas que por acaso lerem, entendam a grande importância que Ele tem  nossas vidas.
                    Grande provedor que é simbolizado em sua principal ferramenta, o arco e flecha ou se assim desejarem o ofá, que ao mesmo tempo forma a silhueta de uma árvore com seu tronco e copa frondosa e também a meia lua, mostrando que seu axé de provedor, sustenta  a todos os que precisam de alimento para sobreviver, manter vivo e saudável o corpo.





                    Sua estreita relação com o poder gerador  da terra e das águas, torna seu axé de provedor ainda mais forte, pois Ele conhece o momento exato em que a terra e as água estão no seu momento de fertilidade, promovendo assim a grande fartura sobre a terra e nas águas.



                    Todos nós sabemos que as fases da lua controlam, o poder gerador da terra em produção de todos e qualquer alimentos assim como os animais terrestres e aquáticos, a lua sendo um elemento feminino é também lembrada no formato da principal ferramenta do orixá Oxossi, como já tinha dito antes, nos mostra a relação deste orixá com o poder feminino. Essa relação com esse tremendo poder das Iami, é de suprema importância para dar continuidade e expandir o axé de provedor do Grande Orixá Oxossi sem o qual não seriamos nada.



                     O orixá responsável pelo sio da terra e de tudo que é feminino, não poderia deixar de ser o grande provedor de alimentos, pois sem este axé não sobreviveríamos. Nesse contexto Ele se liga, a Exu Bara o Rei do corpo, ao Inkisse Lemba, a Zazi e também a Incosse Umburê, mas isto já é assunto para outro tema.
                   



*    Com tudo fica ai um alerta aos  iniciadores dos filhos deste orixá, faça de maneira que a estreita relação que Oxossi tem com o poder feminino, não interfira na intimidade de seus filhos. 
E aos filhos de Oxossi já iniciados aprenda a conhecer você mesmo e até onde vai a interferência do santo, pois a pessoa que vai ser iniciada para qualquer orixá, é de suma importância que a iniciação não interfira na vida social ou na intimidade do filho, mas sim no seu equilíbrio pessoal tornando-os pessoas de bem com eles mesmos, com a comunidade que vivem e principalmente com seus familiares, pois a família é a base de qualquer vitória ou derrota que por ventura tivermos na vida.
A todos deixo um motivo para pesar, nessas palavras acima.





PEMBELÊ MUTACALAMBU

FESTA EM HOMENAGEM A EXU

                   
 TATA OBAZIRI DANÇANDO COM O INKISSE                                                                 PAMBU NJILA

















                    
                       FOTOS DO INKISSE PAMBU NJILA           

                                    

                                                         

             
                                        " A FAROFA DE EXU"

 


                               
                             

janeiro 28, 2014

COMENTARIO


ESTE COMENTARIO EU MESMO FIZ, PARA DAR APOIO A UM ZELADOR DE SANTO QUE DIVULGA O CAMDOMBLÉ PELA WEB, O QUAL FOI "APEDREJADO".
 
Bom dia, meu amigo.
Só quero expor minha opinião, sobre suas respostas.

Ao meu ver o candomblé é uma religião nascida no Brasil, que é uma Nação formada por varias culturas inclusive religiosa, nada mais autentico do que uma casa de santo brasileira ter em suas atividades, características de vários fundamentos, Keto, Angola, Nagô, Jêje.........etc.

Isto faz a casa ser genuinamente brasileira, fiel aos fundamentos que originou a grande Nação Brasil.

Parabéns pelo seu blog, coincide com o que todas as pessoas do Santo deveriam fazer, preservar, cultuar, valorizar e acima de tudo divulgar o candomblé, para que todas as pessoas iniciadas ou não, possam saber que nós pessoas do Santo, seguimos em frente de cabeça erguida, sem nos importar com o dizem ou façam.

Diz um ditado antigo: "Toda a arvore que produz bons frutos, é apedrejada".

Assim é o Candomblé, arvore de *raízes fortes, de ótimos frutos.
*raízes -   Angola, Keto, Nagô, Jêje.........etc.  

janeiro 27, 2014

CATENDÊ, O SÁBIO

                       A SABEDORIA DE KATENDÊ

  Hoje quero falar um pouco sobre a sabedoria de osanhe, que para nós da nação angola conhecemos como Tatetu Katendê Carambocô Damisandalunda.

Este inkissi nos ensina com sua infinita sabedoria a grande importância de fazermos uso adequado das palavras, Ele desperta todas as manhãs mesmo antes do nascer do sol, e traz para nós todos os dias, o frescor das manhãs, entrega para nós seu axé valioso e purificador de vida, renovando assim a vida de todos nós a cada dia. A vida renasce e se renova todos os dias infinitamente, trazendo para nós a oportunidade de renascermos a cada dia, que é chamado de presente, justamente por realmente ser um presente que nós ganhamos todos os dias. 
  





Douradinha uma das principais ervas de katendê


Dom Bernardo
 
Katendê sábio como é nos dá a oportunidade de         renovar todos os dias nossa comunicação com o mundo e as pessoas, ensinando assim a usarmos adequadamente as palavras, pois ELE sabe que o mau uso das palavras pode despertar um veneno fatal nas relações humanas, assim como despertar o axé de uma folha que ao invés de curar, mata.
Por isso, a pronuncia e o tom das palavras pode mudar o entendimento de quem a ouve, e com isso envenenar para sempre a boa convivência com as pessoas, saber usar as palavras pode evitar uma morte, um guerra devastadora, a destruição de uma família ou de uma pessoa.
Katendê nos diz que a palavra é um grande axé que somente foi dado ao ser humano, para interagirmos uns com os outros em busca da evolução pessoal e de todos, nós somos os únicos seres dotados de fala, e por controvérsia pouco sabedores do seu tamanho poder, fazemos muito mau uso da fala e com isso nós deixamos de evoluir.
Este Sábio inkissi, que nos deixa cultuá-lo e iniciar seus filhos, sempre nos traz um pouco mais de seu axé, e de sua estreita relação com Exu o senhor da comunicação.
Ele ensina que em tudo existe o bem e o mau que convivem harmoniosamente desde os primeiros tempos, e cabe a cada um de  nós através da ação do verbo despertá-los ou não.


Caminhos de Katendê