MÊS DE JANEIRO,
ÉPOCA DE HOMENAGEAR O ORIXÁ OXOSSI.
Falar sobre o orixá oxossi, que para os bantus é conhecido como "TAT´ETU MUTACALA BURUGUNSO", para mim é uma grande honra, e faço isso com grande respeito procurando escolher bem as palavras para que não fira em nada o nome e os fundamentos deste grandioso Inkisse, e para que as pessoas que por acaso lerem, entendam a grande importância que Ele tem nossas vidas.
Grande provedor que é simbolizado em sua principal ferramenta, o arco e flecha ou se assim desejarem o ofá, que ao mesmo tempo forma a silhueta de uma árvore com seu tronco e copa frondosa e também a meia lua, mostrando que seu axé de provedor, sustenta a todos os que precisam de alimento para sobreviver, manter vivo e saudável o corpo.
Sua estreita relação com o poder gerador da terra e das águas, torna seu axé de provedor ainda mais forte, pois Ele conhece o momento exato em que a terra e as água estão no seu momento de fertilidade, promovendo assim a grande fartura sobre a terra e nas águas.
Todos nós sabemos que as fases da lua controlam, o poder gerador da terra em produção de todos e qualquer alimentos assim como os animais terrestres e aquáticos, a lua sendo um elemento feminino é também lembrada no formato da principal ferramenta do orixá Oxossi, como já tinha dito antes, nos mostra a relação deste orixá com o poder feminino. Essa relação com esse tremendo poder das Iami, é de suprema importância para dar continuidade e expandir o axé de provedor do Grande Orixá Oxossi sem o qual não seriamos nada.
O orixá responsável pelo sio da terra e de tudo que é feminino, não poderia deixar de ser o grande provedor de alimentos, pois sem este axé não sobreviveríamos. Nesse contexto Ele se liga, a Exu Bara o Rei do corpo, ao Inkisse Lemba, a Zazi e também a Incosse Umburê, mas isto já é assunto para outro tema.
* Com tudo fica ai um alerta aos iniciadores dos filhos deste orixá, faça de maneira que a estreita relação que Oxossi tem com o poder feminino, não interfira na intimidade de seus filhos.
E aos filhos de Oxossi já iniciados aprenda a conhecer você mesmo e até onde vai a interferência do santo, pois a pessoa que vai ser iniciada para qualquer orixá, é de suma importância que a iniciação não interfira na vida social ou na intimidade do filho, mas sim no seu equilíbrio pessoal tornando-os pessoas de bem com eles mesmos, com a comunidade que vivem e principalmente com seus familiares, pois a família é a base de qualquer vitória ou derrota que por ventura tivermos na vida.
A todos deixo um motivo para pesar, nessas palavras acima.
PEMBELÊ MUTACALAMBU |
Nenhum comentário:
Postar um comentário