Translate
Translate
Translate
Translate
Translate
Translate
novembro 07, 2014
MÊS DE AGOSTO "O RENASCIMENTO DA VIDA"
CONTA UM ITÃ(ESTORIA CONTADA PARA ENTENDERMOS MELHOR OS ORIXÁS), NESSA ESTORIA RELATA-SE O COMO KATENDÊ (ASSANHE), TROUXE PARA UMA REGIÃO A MANEIRA DE CULTUAR OMOLU(KAVUNGO).
HAVIA UM POVO EM UMA CERTA REGIÃO DA AFRICA, QUE VIVIAM EM PERFEITA HARMONIA COM A NATUREZA, SEUS CAMPOS ERAM PRODUTIVOS, SEUS RIOS ERAM RICOS, O CLIMA ÓTIMO, AS FAMÍLIAS SEMPRE DE BEM ENTRE SE, A NATUREZA ESBANJAVA RIQUEZAS, NÃO SE CONHECIA DOENÇAS.
CERTAS ÉPOCAS DO ANO, OS SÁBIOS (KIMBANDAS) DO LUGAR FAZIAM SEUS RITUAIS DE AGRADECIMENTOS A NATUREZA POR TUDO QUE ELA LHES DAVA, MAS PORÉM HOUVE UM TEMPO QUE AS COISAS NÃO MAIS IAM BEM, AS ÁGUAS DOS RIOS ADOECERAM, O AR ADOECEU, A TERRA ADOECEU, OS HABITANTES DO LUGAR COMEÇARAM A ADOECER TAMBÉM. NADA MAIS, ERA TÃO PROSPERO COMO ANTES, O POVO COMEÇOU A NÃO TER O QUE COMER,OS CAÇADORES COM MUITA DIFICULDADE ENCONTRAVAM ALGUMA CAÇA, POIS ATÉ MESMO OS ANIMAIS MIGRAVAM DA REGIÃO.
UM DIA UM CAÇADOR JÁ CANSADO, DE SUA BUSCA EM VÃO, ENCONTROU UM HOMEM QUE NÃO ERA DE SUA REGIÃO, E CONTOU A ESTE HOMEM O QUE ESTAVA ACONTECENDO, E ESTE HOMEM ENTÃO LHE FALOU QUE O CAÇADOR NÃO SE PREOCUPASSE, DEU A ELE UM AMULETO, E DISSE QUE DENTRO DE 7 DIAS VOLTASSE ÀQUELE LUGAR E PROCURASSE UM MONTÍCULO DE TERRA(UM CUPINZEIRO), E COLOCASSE O AMULETO SOBRE O MONTE E ASSOVIASSE POR TRÊS VEZES QUE ELE O ATENDERIA, E TRARIA A RESPOSTAS PARA OS SEUS INFORTÚNIOS.
O CAÇADOR, FOI PARA CASA E CONTOU AOS SÁBIOS DO LUGAR O QUE HAVIA OCORRIDO. OS DIAS PASSARAM E ANSIOSO O CAÇADOR VOLTOU AQUELE LOCAL COLOCOU O AMULETO SOBRE O CUPINZEIRO ASSOVIOU TRÊS VEZES E O ESTRANGEIRO VEI AO SEU ENCONTRO.
E EXPLICOU AO CAÇADOR QUE ELES DEVERIAM CULTUAR O ORIXÁ OMOLU (KAVUNGO) PARA QUE A NATUREZA VOLTASSE AO SEU EQUILÍBRIO, E DISSE AO CAÇADOR QUE VOLTASSE AO AMANHECER DO OUTRO DIA COM O KIMBANDA DO LUGAR QUE (KATENDÊ) ENSINARIA O SÁBIO COMO DEVERIA PROCEDER COM OS FUNDAMENTOS DO CULTO A KAVUNGO.
E ASSIM FOI FEITO, O KIMBANDA PROCEDEU DA MANEIRA QUE LHE FOI ENSINADO E TODO O EQUILÍBRIO DA REGIÃO FOI RESTAURADO.
A DOENÇA DO LUGAR CITADO NA ESTORIA, ESTA RELACIONADA COM A MORTE, POIS A DOENÇA EM SI NADA MAIS É DO QUE O PRINCIPIO DA MORTE, SE A DOENÇA NÃO FOR TRATADA CURADA O DESFECHO É A MORTE, MAS A MORTE É PRINCIPIO DO RENASCIMENTO, DA VIDA PRETO/BRANCO.
E A VIDA NADA MAIS É DO QUE A CONTRA PARTE DA MORTE OU SEJA O SEU EQUILÍBRIO BRANCO/PRETO.
VAMOS RELEMBRAR UM POUCO OS FUNDAMENTOS DAS CORES.
AZUL E O VERDE JÁ SABEMOS, QUE É UMA FORMA DE EXPRESSÃO DO PRETO, AMBOS REPRESENTAM ASSIM COMO A COR PRETA, O SEGREDO AQUILO QUE ESTÁ OCULTO, O INTERIOR DO ÚTERO A COR QUE REPRESENTA A TERRA.
GANGAZUMBA(NANÃ), USA SUAS CORES AZUL/BRANCO.
KAVUNGO(OMOLU) O PRETO/BRANCO.
KATENDÊ (OSSANHE) VERDE/BRANCO.
ANGORÔ (OXUMARÊ) VERDE/AMARELO
TEMPO MARROM/PRETO/BRANCO.
DE UMA MANEIRA GERAL TODOS OS INKISSES(ORIXÁS) DESTA FAMÍLIA ESTÃO LIGADOS AO PRETO E BRANCO, O SEGREDO DA VIDA E DA MORTE.
MANAÇAL BERÇO DE VIDA
O TERMO NANÃ, SIGNIFICA RAIZ DE TODAS AS RAÍZES, OU SEJA ORIGEM DE TODAS AS ORIGENS, O PRINCÍPIO DA MATÉRIA A GERADORA DO MUNDO MATERIAL.
ESTÁ LIGADA A FORMAÇÃO DO CORPO MATERIAL SEJA ELE QUAL FOR.
O CORPO POR SI É MORADIA DO ESPIRITO OU SEJA DA ORIGEM DE VIDA ESPIRITUAL. MORADIA É CASA ASSIM SENDO NANÃ É A SENHORA DAS CASAS, SE PENSARMOS BEM, NOSSAS CASAS SÃO CONSTRUÍDAS DE TIJOLOS DE BARRO MATÉRIA PRIMA DE NANÃ(GANGAZUMBA). SE TODOS FOSSEM CAPAZES DE ENTENDER TAMANHO AXÉ QUE ESTE ORIXÁ CANTEM, TODOS COM CERTEZA TERIAM MUITO MAIS RESPEITO E ADMIRAÇÃO, E COMPREENDERIAM MELHOR, POIS A MAIORIA DOS BABAS E IALORIXÁS PENSAM QUE NANÃ É APENAS MORTE, OU A PRÓPRIA MORTE, TALVEZ INFLUENCIADOS POR OUTROS SEGUIMENTOS RELIGIOSOS.
NANÃ (GANGAZUMBA), É O GRANDE ÚTERO E COMO TODO O SER QUE POSSUI ÚTERO É DETENTOR DA VIDA E DA MORTE, POIS O ÚTERO FECUNDADO POSSUI VIDA E NÃO FECUNDADO NO SEU CICLO FÉRTIL PRODUZ MORTE. NANÃ É A ÚNICA MÃE CAPAZ DE GERAR VIDA, FAZER NASCER , E QUANDO ESSA VIDA MORRE ELA COMO GRANDE MÃE QUE É O RECEBE DE VOLTA EM SEU ÚTERO, E O REINTEGRA NA SUA ORIGEM. A NANÃ DEVEMOS O CORPO FÍSICO QUE POSSUÍMOS E MUITAS VEZES O TRATAMOS MAU. FICAMOS EM DIVIDA COM ELA POR CAUSA DISTO?
CASA DE KAVUNGO
KAVUNGO(OMOLU/OBALUAYÊ), É RESPONSÁVEL PELA SAÚDE DO CORPO MATERIAL(OBALUAYÊ), E A SAÚDE DO ESPIRITO(OMOLU).
NÃO É SÓ NOSSO CORPO FÍSICO QUE ADOECE MAS TAMBÉM O ESPIRITO.
SENDO RESPONSÁVEL PELA SAÚDE, KAVUNGO REPRESENTA PUREZA.
A CASA DE OMULU, AQUELA FEITA DE PAU A PIQUE, DE FORMA CILÍNDRICA OU AREDONDADA, TEM UM SIGNIFICADO, POIS UMA CASA QUADRADA OU RETANGULAR, TEM CANTOS, E SABEMOS QUE NO RITUAL DE LIMPEZA DE AMBIENTES OS CANTOS DO LUGAR TEM PRIORIDADE, POIS PODE GUARDAR ENERGIAS NEGATIVAS PARADAS NESSES LOCAIS, E POR ISSO A CASA DE OMOLU É ARREDONDADA PARA QUE NÃO FIQUE ALI DEPOSITADAS ENERGIAS PARADAS, IMPURAS.
EM UM OUTRO DIA FALAREI MAIS SOBRE ESTE RESPEITADO IKISSE.
REPRESENTAÇÃO DE KATENDÊ
KATENDÊ(OSSANHE), NEM SE FALA, É UM IKISSE(ORIXÁ), EXTREMAMENTE PURO, É O ORIXÁ DA PURIFICAÇÃO, PURIFICADOR DO CORPO E DO ESPIRITO.
É UM ORIXÁ IMPORTANTÍSSIMO PARA QUEM CULTUA DIVINDADES.
TUDO QUE É TOCADO POR FOLHAS É PURIFICADO CLARO QUE DEPENDENDO DO OFÓ(AQUILO QUE ZANBURAMOS) DURANTE A MANIPULAÇÃO DAS FOLHAS, POIS SABEMOS QUE TODAS AS COISAS TEM SEU LADO POSITIVO E NEGATIVO, CABE A CADA UM DESPERTAR O QUE MELHOR LHE INTERESSAR.
JÁ LEMBRO DE ANTE MÃO, CADA AÇÃO TEM SUA REAÇÃO, EXU ESTA AI INTIMAMENTE LIGADO A KATENDÊ PARA RETRIBUIR O AXÉ QUE É ACORDADO NA INÇAVA(FOLHA).
QUASE TODAS AS OFERENDAS FEITAS DE COMIDA SECA A KATENDÊ TRADUZ ISTO CLARAMENTE, SÃO OS DITOS ESPANTADORES DE MAUS ESPÍRITOS OU ENERGIAS NEGATIVAS,
O ALHO, O FUMO DE ROLO, GENGIBRE ENTRE OUTROS SÃO DE NATUREZA QUENTE.
ANGORÔ(OXUMARÊ), JÁ FALEI SOBRE SEUS FUNDAMENTOS DE CORES QUE DE UMA MANEIRA DIRETA, PURIFICA O ESPIRITO E O AJUDA A EVOLUIR, E COM SUA CHUVA LIMPA LAVA TODO O MUNDO MATERIAL, PRODUZINDO O EQUILÍBRIO.
NESSA FAMÍLIA AINDA TEM O GRANDE INKISSE(ORIXÁ)
KITEMBU CONHECIDO COMO TEMPO.
MAS ESSE SERÁ UM OUTRO MOMENTO QUE FALAREI SOBRE ELE.
O QUE ME INTERESSA AQUI É FALAR SOBRE O RENASCIMENTO DA VIDA CUJOS FUNDAMENTOS DE KITEMBU ETÁ DIRETAMENTE LIGADO.
APARENTEMENTE OS MESES QUE CORRESPONDEM AO INVERNO, MESES QUE A VIDA SE PREPARA PARA RENASCER DÁ A IMPRESSÃO DE QUE TUDO ESTÁ MORRENDO, O AR FICA SECO SEM VIDA, A TERRA TAMBÉM, A CHUVA FICA ESCASSA, A MAIORIA DA VEGETAÇÃO MORRE, AS FOLHAS CAEM DA COPA DAS ÁRVORES, OS ANIMAIS SE PROTEGEM POIS SEUS INSTINTOS OS PROPÕE QUE DEVEM SE PREPARAR PARA MESES DIFÍCEIS.
BEM SABEMOS QUE NESSES MESES A INCIDÊNCIA DO SOL SOBRE A TERRA MODIFICA MUDANDO DE POSIÇÃO ESQUENTANDO ASSIM O INTERIOR DA TERRA MAIS DO QUE A SUPERFÍCIE, E SENDO ASSIM ESSES INKISSES(ORIXÁS), DE NATUREZA APARENTEMENTE FRIA, O AXÉ DELES SOBEM PARA A SUPERFÍCIE DA TERRA, E ESSE É EXATAMENTE O MOMENTO PARA SEREM CULTUADOS, POIS O AXÉ ESTÁ MAIS VIVO MAIS APARENTE, É NO FINAL DESES MESES PRECISAMENTE NO MÊS DE AGOSTOS QUE FAZEMOS NOSSAS HOMENAGENS A ELES OS CHAMADOS DE BANQUETES DA FAMÍLIA KAVUNGO OU KUKUWANA(OLUBAJÉ), POIS COM SEUS AXES JÁ TRANSFORMARAM A NATUREZA QUE PARECIA MORTA E A PREPARARAM PARA O RENASCIMENTO DA VIDA.
NA VERDADE A NATUREZA NÃO ESTAVA MORTA MAS SE FORTALECENDO ATRAVÉS DESTES ORIXÁS QUE PROTEGEM O AXÉ DA VIDA, PARA RENASCER, LOGO NO MÊS SEGUINTE SETEMBRO, QUANDO A VIDA RETORNA A TERRA.
NESTE MÊS SETEMBRO É QUE CULTUAMOS WUNJE(ERÊ),
SIMBOLICAMENTE A NATUREZA CRIANÇA QUE RENASCE A CADA ANO.
E A NATUREZA RENOVADA RENASCE
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário