Casa de santo não é casa de CARIDADE, este é sem dúvida, um assunto polêmico, visto que, a grande maioria dos dirigentes das casas de Candomblé tem como tradição e conceitos de que, as nossas Casas tem que prestar caridade junto a comunidade em que estão instaladas, será isso uma obrigação.
Bom eu não vejo isso como uma obrigação, penso sim que nesse assunto as casas de Santo estão misturadas e muito, com os conceitos da Umbanda e o Espiritismo.
Casa de Candomblé, não é Casa de Umbanda e muito menos Centro Kardecista, meus RESPEITOS AOS UMBANDISTAS E KARDECISTAS.
O povo Brasileiro e o povo do Santo confundem muito isso. Casa de Santo é uma casa onde se cultua a ancestralidade que esta dentro de cada ser animado ou não, é uma Religião onde se cultua pessoas, ancestralidade e a natureza contida dentro de cada ser.
Cada elemento da natureza está contido em menor ou maior força dentro dos seres viventes animados ou não. Os rituais que são processados em fundamentos individuais ou coletivos, são para conhecer identificar expor e equilibrar esta energia chamada Inkisi/Orixá, contida dentro de nós e nos seres inanimados, para que as pessoas possam ter uma vida melhor e viver uma vida plena em equilíbrio com ele mesmo junto a família e a comunidade em que vive, isto não pode ser visto como caridade, mas como um chamado dos Ancestrais contidos em nós e é uma escolha querer ou não participar desta Religião.
Como dizia meu Avô de Santo quando tava meio decepcionado com o povo.
....casa de Santo é uma casa de reciclagem, as pessoas chegam, mortas doentes doidas desequilibradas, e nós as acolhemos, reciclamos e as devolvemos para a sociedade....
Bem vejo o Candomblé como uma Religião que, recebe as pessoas que atendem o "chamado do Santo", e vem para cultuar a energia que esta em desequilíbrio dentro de si tornando-a assim uma energia equilibrada que, traz para a pessoa bem estar geral, e não estou falando de iniciação.
Imagine equilibrar uma energia como a do raio dentro de uma pessoa....
Para mim esta questão de que casa de Santo tem que fazer Caridade, é mais uma influencia da opressão da antiga Igreja Católica, ou baixa estima mesmo, por ser uma Religião de Negros como é conhecida no Brasil, para amenizar o preconceito.
2 comentários:
Uma leitura de muito aprendizado, permissão e ajuda para copiar o texto.
Bom dia, meu caro leitor(a).
Fico grato por seu comentário.
Certamente, pode sim copiar o Texto.
Postar um comentário