O OGAM OU A EKEDE, QUE NO CANDOMBLÉ ANGOLA SE FALA KAMBONDO E MAKOTA, NASCERAM SACERDOTES DO SANTO, MAS PRECISAM SER
PREPARADOS, TAMBÉM AO LONGO DE SETE ANOS, PARA ASSUMIREM ESSES CARGOS
COMPLETAMENTE.
NO CASO DOS YAWÔS OU MUZENZAS, ELES IRAM SER PREPARADOS AO
LONGO DE SETE ANOS PARA SE TORNAREM
SACERDOTES, ATRAVÉS DA INICIAÇÃO.
E COMO TODAS AS PESSOAS, QUE AINDA SERÃO INICIADOS PARA O SANTO OS KAMBONDOS E MAKOTAS TAMBÉM, SÃO LEIGOS.
NÃO É PORQUE A PESSOA FOI INDICADA PARA OS TÍTULOS DE KAMBONDOS E MAKOTAS QUE ELA SABE TUDO DO SANTO, COMO UMA PESSOA PODE SABER, O QUE NÃO LHE
FOI ENSINADO?
O KAMBONDO E A MAKOTA AINDA NÃO CONFIRMADOS, SÓ SUSPENSOS
OU INDICADOS A ESSES TÍTULOS PRECISAM PASSAR PELOS RITUAIS DE CONFIRMAÇÃO, PARA CONHECER TODOS OS
SEGREDOS QUE ENVOLVE O SEU SACERDÓCIO.
DURANTE UM PERÍODO DE SETE ANOS IRAM APRENDER, COMO SE
COMPORTAR PERANTE AOS SEUS MAIS VELHOS E SEUS MAIS NOVOS, TAMBÉM CONHECER OS
FUNDAMENTOS QUE ENVOLVE CADA SANTO E A CASA QUE SERÃO INICIADOS.
E COM O TEMPO APRENDERAM A
EXECUTAR SUAS TAREFAS PARA AS QUAIS FORAM SENDO PREPARADOS AO LONGO DO TEMPO.
TODO KAMBONDO E TAMBÉM TODAS AS MAKOTAS IRAM APRENDER DE UMA MANEIRA GERAL AS
OBRIGAÇÕES QUE ENVOLVE A FUNÇÃO A QUAL POSSUI.
KAMBONDO E MAKOTA SÃO TITULOS, SIM UM TÍTULO, POIS CADA UM DELES DE ACORDO COM A CONDUTA E
A DISCIPLINA SACERDOTAL E PESSOAL QUE ADOTAREM, IRAM DEFINIR COMO SEU AXÉ
PESSOAL IRÁ SE DESENVOLVER, SE TORNAR MAIS ATUANTE OU NÃO.
E É ATRAVÉS DESSA CONDUTA QUE SEU TÍTULO, SE TORNA UM NOME
FORTE E RESPEITADO NA SUA COMUNIDADE DE SANTO.
IRAM APRENDER AO LONGO DE SETE ANOS, COMO CUIDAR, SELAR,
DESENVOLVER OS FUNDAMENTOS, DESENVOLVER SEU AXÉ PESSOAL, CONHECER A BASE DE
FUNDAMENTOS DA CASA E DE TODOS OS SANTOS E COMO MANIPULAR E TRANSFERIR O AXÉ, E
PRINCIPALMENTE CUIDAR DA CASA ONDE FORAM INICIADOS E TAMBÉM ZELAR DE CADA ORIXÁ
E OS FUNDAMENTOS QUE OS ENVOLVEM.
PORQUE TODOS ELES, OGANS E EKEDES, KAMBONDOS E MACOTAS
SÃO “SACERDOTES ZELADORES”, E CONSIDERADOS CARINHOSAMENTE DE PAIS E MÃES, OU PAIZINHO E MÃEZINHA.
CADA UM DELES IRAM CONHECER TODAS AS FUNÇÕES QUE LHES CABEM,
PORQUE KAMBONDOS E MAKOTAS DEVEM APRENDER TUDO O QUE ENVOLVE O CARGO, E CUMPRIR
TODAS AS FUNÇÕES, E DESENVOLVER EM POTENCIAL O SEU AXÉ PRÓPRIO.
SIM,
O KAMBONDO DEVERÁ APRENDER UM POUCO DE TUDO:
SOBRE OS ATABAQUES E COMO CULTUÁ-LOS; AS ERVAS LITÚRGICAS; OS EBÓS, COMO PREPARÁ-LOS, MANIPULA-LOS E DESPACHA-LOS; QUAIS TIPOS DE ANIMAIS QUE PERTENCEM A CADA ORIXÁ E COMO PREPARÁ-LOS PARA OS FUNDAMENTOS; PELO MENOS UMA COMIDA SECA DE CADA SANTO, CONHECER SEUS SIGNIFICADOS E COMO PREPARÁ-LAS; AS DANÇAS E GESTOS DE CADA SANTO; COMO PREPARAR UM AMBIENTE PARA OS RITUAIS; COMO PREPARAR UMA CAMARINHA; CONHECER OS INGREDIENTE E UTENSÍLIOS PARA PREPARAR A BANDEJA DE FUNDAMENTOS, CONHECER AS REZAR DE FUNDAMENTO E AS CANTIGAS DE BARRACÃO, ENTRE OUTROS APRENDIZADOS.
SOBRE OS ATABAQUES E COMO CULTUÁ-LOS; AS ERVAS LITÚRGICAS; OS EBÓS, COMO PREPARÁ-LOS, MANIPULA-LOS E DESPACHA-LOS; QUAIS TIPOS DE ANIMAIS QUE PERTENCEM A CADA ORIXÁ E COMO PREPARÁ-LOS PARA OS FUNDAMENTOS; PELO MENOS UMA COMIDA SECA DE CADA SANTO, CONHECER SEUS SIGNIFICADOS E COMO PREPARÁ-LAS; AS DANÇAS E GESTOS DE CADA SANTO; COMO PREPARAR UM AMBIENTE PARA OS RITUAIS; COMO PREPARAR UMA CAMARINHA; CONHECER OS INGREDIENTE E UTENSÍLIOS PARA PREPARAR A BANDEJA DE FUNDAMENTOS, CONHECER AS REZAR DE FUNDAMENTO E AS CANTIGAS DE BARRACÃO, ENTRE OUTROS APRENDIZADOS.
NKISICARANGOMBE - WAANA KAVUNGO |
TUDO ISSO É DEVER DO OGAM E TAMBÉM DAS MAKOTAS. NO CASO DAS MAKOTAS SÓ LHE SERÁ PROIBIDO A MANIPULAÇÃO DOS ATABAQUES QUE É FUNÇÃO DADA SOMENTE
AOS NKISIGARAMGOMBE.
MAS ISTO NÃO QUER DIZER QUE AS MAKOTAS NÃO DEVAM CONHECER OS FUNDAMENTOS DOS COUROS, POIS ESSES FUNDAMENTOS FAZEM PARTE DE SEUS APRENDIZADOS, TANTO QUANTO PARA OS KAMBONDOS.
ASSIM COMO OS KAMBONDOS, EM RELAÇÃO A
COZINHA DE SANTO, E A MANIPULAÇÃO DESTE TIPO DE AXÉ, NÃO QUE, NÃO DEVAM CONHECER
OS FUNDAMENTOS DA COZINHA DE SANTO, AO CONTRARIO, PORQUE ESTES FUNDAMENTOS
DEVEM FAZER PARTE DE SEUS APRENDIZADOS.
A MAIORIDADE DOS KAMBONDOS E MAKOTAS SE DEVE AO SEU TEMPO DE
INICIADO.
UM CAMBONDO OU UMA MAKOTA QUE FOI INICIADO A 3 ANOS, APESAR DE SER KAMBONDO OU MAKOTA E TAMBÉM SACERDOTES INICIADOS, SÃO MUITO MAIS NOVO DO QUE, KAMBONDOS E MAKOTASCOM MAIS DE 7 ANOS.
POIS SER UM MAIS VELHO DENTRO DO SANTO, QUER DIZER QUE ESSA
PESSOA, COMPLETOU SUAS OBRIGAÇÕES DE ACORDO COM SEUS ANOS DE INICIADO, NÃO
ADIANTA, O FILHO DE SANTO, TER VINTE ANOS DE INICIADO SE SUAS OBRIGAÇÕES SÓ
FORAM CUMPRIDAS ATÉ A TERCEIRA OBRIGAÇÃO, POIS ESSA É SUA IDADE REAL, E NÃO A
DATA DE SUA INICIAÇÃO.
OGANS E EKEDES NASCERAM SACERDOTES, COMO UMA PESSOA QUE
DIZEMOS QUE NASCEU COM UM DOM,MAS SE ESSA PESSOA NÃO DESENVOLVER ESSE DOM ELA
SERÁ UMA PESSOA QUE APENAS TEM UM DOM, MAS NÃO O ENTENDE E NÃO O DOMINA
COMPLETAMENTE.
O KIVONDA TATA MENÊ E A MAKOTA KAMBATUÊ - CASA WAANA KAVUNGO |
SER YAWÔ OU MUZENZA, É MUITO MAIS COMPLEXO DO QUE SER KAMBONDO OU MAKOTA.
POIS ENVOLVE O TRANSE, QUE É BEM COMPLEXO DE ENTENDER E
ACEITAR, MUITAS VEZES NÓS QUE SOMOS RODANTES, QUANDO COMEÇAMOS A VIRAR
NO SANTO, CHEGA MOMENTOS QUE NOS CONFUNDIMOS COM O SANTO, PRINCIPALMENTE NO PERÍODO DA INICIAÇÃO.
HÁ MOMENTOS QUE JÁ NÃO SABEMOS SE SOMOS NÓS OU O SANTO.
ATÉ QUE APRENDEMOS A DIFERENCIAR ISSO.
ATÉ QUE APRENDEMOS A DIFERENCIAR ISSO.
A MUZENZA, NASCE PARA SER VEICULO DE COMUNICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO
DIRETA DO SANTO COM SEUS DESCENDENTES, ASSIM ELE É PREPARADO, PARA SER UM ALTAR
VIVO ONDE O ORIXÁ SE FAZ FISICAMENTE PRESENTE.
E ENTENDER ESSA COMPLEXA DUPLICIDADE, PARA MUITOS QUE ESTA
NO INICIO É MUITO CONFUSO, E AO MESMO TEMPO GRATIFICANTE, POIS ENTENDEMOS QUE
SOMOS CAPAZES DE MANIFESTAR O ORIXÁ QUE ESTÁ VIVO DENTRO DE NÓS, E ISSO NOS DÁ
A CERTEZA QUE O ORIXÁ VIVO É GARANTIA DA EXISTÊNCIA DIVINIZADA DE FORÇAS SUPERIORES MUITO ALÉM DE NÓS, E ISSO NOS FAZ SEGUIR EM FRENTE.
NÓS SERES HUMANOS SOMOS OS ÚNICOS DOTADOS DE CONSCIÊNCIA, E
ISSO NOS DIFERENCIA DOS OUTROS SERES VIVOS, TALVEZ ESTEJA AI A DIFERENÇA.
AS FORÇAS DA NATUREZA, OS ORIXÁS, NOS ESCOLHERAM PARA MANIFESTAR SEU AXÉ, E COMO SOMOS SEMELHANTES A ELES, POIS SOMOS PARTES DE NZAMBI (OLORUM), NENHUM OUTRO SER VIVO SERIA MAIS INDICADO.
SER MUZENZA, OU VIRAR NO SANTO, É A GARANTIA PARA OS KAMBONDOS E AS MAKOTAS, QUE O SACERDÓCIO PRA O QUAL FORAM PREPARADOS EXISTE E TEM SENTIDO DE
SER.
ACOMPANHAR, GUIAR, PROTEGER, ENSINAR E ZELAR DE UM ORIXÁ
MANIFESTADO VIVO, É UM CONTATO DIRETO COM O QUE ESTAVA NO ORUM (CÉU) E AGORA ESTÁ MANIFESTADO.
OS SACERDOTES OGANS E EKEDES, KAMBONDOS E MAKOTAS, TEM ESTE PRIVILÉGIO, E DEVEM SE SENTIR ORGULHOSOS, PORQUE NEM TODOS PODEM SER KAMBONDOS E MAKOTAS MAS, SIM AQUELES QUE FORAM ESCOLHIDOS POR NZAMBI(OLODUMARÊ), PARA CUIDAR DE SEUS FILHOS ORIXÁS QUE SÃO A PRÓPRIA MANIFESTAÇÃO DE DEUS(NZAMBI)O MAIOR ANSCENTRAL E ORIGEM DE TUDO QUE EXISTE.
E OS YAWÔS (MUZENZAS), SÃO OS FILHOS QUE SE PREPARAM DURANTE
SETE ANOS, PARA INCORPORAR A PRESENÇA VIVA DE NZAMBI (OLORUM), ENTRE NÓS ATRAVÉS DE CADA ORIXÁ.
DE MODO QUE YAWÔ OU MUZENZAS, EKEDES OU MACOTAS, OGANS OU KAMBONDOS, TEM A MESMA IMPORTÂNCIA PARA O ORIXÁ OU NKISE, POIS UM PRECISA INDISCUTIVELMENTE DO OUTRO, POR QUE UM SEM O OUTRO O AXÉ DE AMBOS NÃO TERIA
SENTIDO NEM RAZÃO DE SER.
INICIAÇÃO - MUZENZA |
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