Para a maioria dos Boris que são elaborados o significado é único, sempre a busca do equilíbrio pessoal que se desgastou ou se perdeu por algum motivo, saúde, atraso de vida, desavenças emocionais, desequilíbrio profissional, relacionamento familiar, desequilíbrio mental, stress e uma enorme gama de problemas pessoais que estão unicamente ligado ao próprio indivíduo, ao Ori da pessoa, que determina tudo o que somos e possamos ser nesta vida e ainda além.
O processo do Bori difere em cada segmento ou linhagem de casas de Santo espalhados pelo mundo, mas o sentido a busca é única.
Bom, em outra postagem sobre o equilíbrio pessoal eu escrevi que, nós não podemos ser apenas materialistas ou viver só na religião envolvido com o mundo espiritual, e sim ter partes dos dois mundo, aproveitar o que melhor a mundo material pode nos favorecer e também o mundo espiritual.
Para os sacerdotes que manipulam Ori, deveram ter a consciência de que Ori é o ponto vital do individuo, e como tal deverá ser tratado com um conhecimento íntimo de fundamentos relacionados a Ori, para que o individuo em fundamento possa absorver o máximo de energia positiva no momento do Bori, e alcançar seus objetivos.
Mente limpa, coração e corpo limpos de todos os participantes, ambiente equilibrado e limpo, ebós de limpeza e de equilíbrio pessoal, são fundamentais para alcançar o propósito que objetiva o Bori.
Minan-kinan / omi eró ervas quinadas, elemento de purificação |
Os elementos necessários para o Bori, difere de casa para casa, mas na grande maioria são usados grãos, frutos, flores, obi/orobô, e em vários casos animais.
Mel - elemento feminino ligado ao mundo material |
Cera de Ori - elemento masculino ligado ao mundo espiritual Este é o ponto chave do bori, pois sabemos que os animais mais usados são a galinha d´angola e a pombo. |
Representação do mundo espiritual |
Representação do mundo material. |
Na maioria dos casos é usado somente o pombo(a), pois sendo símbolo de espiritualidade é mais usado no ritual do bori, devido a maioria das necessidades e buscas dos indivíduos que passam pelo ritual do bori, ser um conforto, um alento, e em vários casos o descanso da cabeça.
Ori o equilíbrio da vida |
Ori Kodu, ori que destina o homem a ser ou não ser.
Ori kossu, ori que da individualidade, que faz o homem existir.
Mojuba, meus humildes respeito a Ori.
Nenhum comentário:
Postar um comentário