A FORMAÇÃO RELIGIOSA DO "TATA T'INKISSI OBAZIRI.
DE NOME CIVIL RONALDO CAMPOS.
FALAR DA MINHA FORMAÇÃO RELIGIOSA PRA MIM, É RELEMBRAR DA MINHA HISTÓRIA DE VIDA NO SANTO.
SOU O QUARTO FILHO DE UMA MÃE QUE AOS VINTE E SEIS ANOS, TINHA PRA CRIAR SOZINHA, OS CINCO FILHOS. NUMA CIDADE QUASE SEM NENHUM RECURSO.
MINHA MÃE CARNAL CUJA FORMAÇÃO RELIGIOSA ERA CATÓLICA, FOI ABANDONADA PELO MARIDO E POR SUA PRÓPRIA FAMÍLIA.
QUANDO MEU PAI NOS ABANDONOU EU TINHA QUATRO ANOS, MEU IRMÃO MAIS VELHO TINHA NOVE ANOS, NÓS FOMOS CRIADOS POR MINHA MÃE COM MUITA DIFICULDADE, COM O POUCO SERVIÇO QUE ELA CONSEGUIA PARA ALGUM GANHO, E MUITAS VEZES DEPENDÍAMOS DA BOA VONTADE DE ALGUM VIZINHO DISTANTE, PARA TER O QUE COMER.
MINHA MÃE DESDE A INFÂNCIA JÁ MANIFESTAVA A ESPIRITUALIDADE E A FAMÍLIA DELA ACHAVA QUE AQUILO ERA LOUCURA, POIS A FÉ CATÓLICA DELES NÃO PERMITIA ESSE TIPO DE COMPORTAMENTO.
COM O TEMPO ELA CONHECEU UMA SENHORA QUE ENTENDIA DA ESPIRITUALIDADE E ASSIM DEPOIS DE ALGUM TEMPO ELA PODE DESENVOLVER E ENTENDER ESSE LADO ESPIRITUAL QUE A ACOMPANHAVA DESDE O BERÇO.
DESDE QUE ELA PASSOU A ENTENDER E ACEITAR AS ENTIDADES DA UMBANDA, ELA PASSOU A FAZER SESSÕES DE UMBANDA DENTRO DE CASA MESMO.
SUAS SESSÕES ERA CHEFIADA PELO PRETO VELHO PAI JERÔNIMO, QUE DIGO ENTIDADE MUITO ELEVADA, QUE AO LONGO DE TRINTA E CINCO ANOS FEZ VERDADEIROS MILAGRES DE CURA PARA O POVO DESTA CIDADE.
COM O TEMPO CRESCI E FREQUENTAVA AS SESSÕES DE PAI JERÔNIMO, E DE OUTRAS ENTIDADES.
AOS 14 ANOS MANIFESTEI UMA ENTIDADE DA FALANGE DE EXU, LEMBRO-ME COMO SE FOSSE HOJE. ISSO FOI NO MÊS DO MEU ANIVERSÁRIO PRECISAMENTE NO DIA 06/03/1978, LOGO COMPLETARIA 14 ANOS.
DESSE TEMPO PRA CÁ, FUI ME DESENVOLVIMENTO COM ALGUMAS ENTIDADES.
MINHA MÃE, ME CONTAVA, QUE QUANDO AINDA EU TINHA 2 PRA 3 ANOS, EU TINHA MUITOS DESMAIOS, E QUE ELA SEM ENTENDER O QUE ACONTECIA ME LEVAVA A UM MÉDICO QUE TINHA NA ÉPOCA. E ELE DIZIA QUE EU NÃO TINHA NADA, MAS PARA ACALMÁ-LA ELE ME DEIXAVA NO HOSPITAL COM ELA ATÉ QUE EU ACORDASSE.
NA ÉPOCA ELA NÃO ENTENDIA DESSES ASSUNTOS, MAS HOJE QUE ENTENDEMOS UM POUCO DO SANTO, CONCLUÍMOS QUE ERA A MANIFESTAÇÃO DE OMOLU EM MIM, PEDINDO INICIAÇÃO.
SEMPRE FUI MUITO CURIOSO E QUERIA APRENDER MUITO MAIS SOBRE A UMBANDA, MAIS MINHA MÃE QUE PRATICAMENTE SE FORMOU SOZINHA NA UMBANDA, NÃO TINHA MUITOS CONHECIMENTOS.
QUEM ENSINAVA AS DOUTRINAS ERA O PRETO VELHO PAI JERÔNIMO, MAS PARA MIM NÃO ERA SUFICIENTE.
ENTÃO COMECEI A MINHA BUSCA POR CONHECIMENTO.
CONHECI OUTROS TERREIROS DE UMBANDA QUE TINHA AQUI NA ÉPOCA, MAS AS PESSOAS TAMBÉM QUE CHEFIAVAM AS TERREIROS DE UMBANDA, ESTAVAM NA MESMA SITUAÇÃO QUE MINHA MÃE, ISTO É APRENDIAM COM AS PRÓPRIAS ENTIDADES.
EU NÃO CONHECIA NADA, NEM SOBRE AS ENTIDADES DE UMBANDA E NUNCA NEM TINHA OUVIDO FALAR DE ORIXÁ.
ATÉ QUE UM DIA CONHECI NO TERREIRO DE MINHA MÃE, UM MÉDIUM QUE ERA DE COLATINA, NO ESPIRITO SANTO.
ELE ERA FEITO NO OMOLOKÔ, DIZIA ELE: POR MINHA MÃE MARIA. E O CABOCLO MONTE NEGRO.
ELE QUE ME FALOU AS PRIMEIRAS COISAS DE ORIXÁ.
E ISSO PARA MIM ERA UM NOVO HORIZONTE, QUE AGUÇOU AINDA MAIS A MINHA CURIOSIDADE SOBRE A ESPIRITUALIDADE.
UM DIA, MINHA MÃE, QUE HOJE TEM COMO DIJINA MUTALEMI, INICIADA PARA O SANTO, COM IDADE REAL DE 77 ANOS E 20 ANOS DE INICIADA, ELA ME FALOU SOBRE UMA FESTA QUE IA TER PARA OGUM, NO BAIRRO FRIMISA.
ACHEI AQUILO ESTRANHO POIS CONHECIA TODOS OS TERREIROS DA CIDADE, E NUNCA TINHA OUVIDO FALAR DESTE TIPO DE FESTA.
PARA MIM FOI ÓTIMO, POIS ERA MAIS UMA CASA PARA CONHECER, E TALVEZ SACIAR MINHA BUSCA POR CONHECIMENTO.
E ASSIM FOI, FOMOS PARA A FESTA.
ERA EM UM DIA DE SÁBADO, O BARRACÃO ERA COBERTO COM LONA QUE ERA SUPORTADA POR GRANDES GALHOS DE BAMBU.
LOGO QUANDO ENTREI NESSE AMBIENTE DE SANTO, EU TIVE A SENSAÇÃO DE ESTAR ENTRANDO NO CÉU, EU SENTI QUANDO A CASA ME ABRAÇOU COMO UMA MÃE QUE NOS CONFORTA COM UM ABRAÇO.
A FESTA ERA A SAÍDA DE SANTO DE MEU PAI JALABÔ DE INCOSSI.
FILHO DE SR. GERALDO AUGUSTO DE OXAGUIAN,
FIQUEI SIMPLESMENTE MARAVILHADO, ENFEITIÇADO, DESDE ESSE DIA, NUNCA MAIS SAI DO SANTO.
OS TERREIROS DE UMBANDA? NÃO MAIS FREQUENTEI, NEM MESMO O DA MINHA MÃE, EU SÓ QUERIA ERA O TERREIRO DA FRIMISA, A CASA DE OGUM LODÉ E OXUM APARA, ONDE ME ENCONTREI E ENCONTREI O SANTO.
NESSA CASA COMEÇOU MINHA JORNADA PARA O SANTO.
EU ESTAVA COM 20 ANOS, E BUSCAVA CONHECIMENTO ESPIRITUAL.
ME DEDIQUEI DE CORPO E ALMA A CASA, COMECEI A ME ENTROSAR COM MEUS IRMÃO DE SANTO E ALGUM TEMPO DEPOIS JÁ FAZIA TAREFAS NA CASA DE SANTO, ALGUMAS COISAS QUE NA CONDIÇÃO DE ABIAN EU PODIA FAZER.
LAVAR O BARRACÃO, LAVAR VASILHAS NA COZINHA DE SANTO, LAVAR BANHEIRO, DESPACHAR ALGUNS TIPOS DE SACUDIMENTO, DEPENAR GALINHAS EM ÉPOCAS DE MATANÇA ATÉ MESMO PASSAR ROUPAS, ACOMPANHAR O TATA KISSABA ALAKI, COM O QUAL APRIMOREI MEUS CONHECIMENTOS DE ERVAS SAGRADAS E O AGRADEÇO POR ISSO.
COM MEUS SENTIDOS DE CURIOSO FICAVA ATENTO A TUDO, PALAVRAS QUE ERAM FALADAS, COISAS QUE AS VEZES VIA DE RELANCE, ALGUNS TIPOS DE SACULUPEMBAS(SACUDIMENTOS), QUE PODIA PARTICIPAR.
NOS DIAS DE INICIAÇÃO DE ALGUM BARCO DE YAÔ EU FICAVA AINDA MAIS LIGADO, NA MINHA CONDIÇÃO DE ABIAN, NÃO PODIA NEM PASSAR PERTO DA PORTA DA CAMARINHA.
NA CASA DE MEUS PAIS DE SANTO, YAÔ, SÓ PODIA DIZER SIM SENHOR OU NÃO SENHOR, SIM SENHORA OU NÃO SENHORA, SEMPRE DE CABEÇA BAIXA DIANTE DOS MAIS VELHOS.
NESSA ÉPOCA EU ERA UM ABIAN, MUITO DEDICADO E AINDA NÃO FAZIA PARTE DO XIRÊ(RODA DE SANTO). FICAVA NA ASSISTÊNCIA, CLARO DE OLHO EM TUDO.
APRENDI NESSA ÉPOCA QUE EM UM BARRACÃO DE SANTO, AGENTE NÃO VÊ NADA, NÃO OUVE NADA E QUE BOCA CALADA VALE OURO.
EU SEMPRE FAZIA ALGUM COMENTÁRIO COM MEUS IRMÃO DE SANTO MAIS VELHOS JÁ INICIADOS, SOBRE FUNDAMENTOS DE SANTO, MAS SEMPRE OUVIA A MESMA FRASE." VOCÊ AINDA NÃO É FEITO NO SANTO, PORTANTO NÃO PODE SABER SOBRE ISSO OU AQUILO".
MAS O BOM OUVIDO, A BOA VISÃO, E A BOCA CALADA ME PROPORCIONA A OBSERVÂNCIA A TUDO.
MAS EU INSISTIA E DAVA ALGUMA OPINIÃO SOBRE O SANTO E TAMBÉM DOS FUNDAMENTOS DE SANTO.
E ISSO ME DEU O APELIDO DE "TATA".
SEMPRE OUVIA. "SÓ PODIA SER O TATA".
TODOS OS VIZINHOS DO ANTIGO BARRACÃO, LÁ NO BAIRRO FRIMISA. ATÉ HOJE, SÓ ME CHAMAM DE TATA, QUANDO EU ME ENCONTRO COM ALGUNS DELES, DAQUELA ÉPOCA.
E AINDA A SAUDOSA VÔ OTÍLIA, QUE ME REVELAVA VÁRIAS COISAS SOBRE OS FUNDAMENTOS DE SANTO.
E QUANDO MÃE GLÓRIA, OUVIA VÓ OTÍLIA FALANDO DE FUNDAMENTOS COMIGO, ELA DIZIA:
FUTÍLIA?, (NOME CARINHOSO QUE NÓS A CHAMÁVAMOS).
E VÓ OTÍLIA DIZIA:
AH! QUE BESTEIRA GLÓRIA. ELE VAI FAZER O SANTO MESMO, O QUE QUE TEM DELE SABER, GLORINHA.
E RIA SORRATEIRAMENTE.
QUANDO MÃE GLORIA SE AFASTAVA.
VÓ OTÍLIA ERA A VÓ DE TODOS NÓS, OU MELHOR DO BAIRRO INTEIRO, ERA UMA PESSOA MARAVILHOSA, QUE AS PESSOAS, VIAM LHE PEDIR CONSELHOS, E ALGUMA BENZEÇÃO.
ERA UMA SENHORA NEGRA IDOSA, DE OXALÁ.
UMA SENHORA QUE ACOLHIA CARINHOSAMENTE A TODOS COMO FILHOS.
A CASA DE SANTO DOS MEUS PAIS ERA A UNICA LIGAÇÃO QUE EU TINHA COM O SANTO, AINDA EU NÃO CONHECIA TEXTOS SOBRE ORIXÁS, OU LIVROS OU TINHA ALGUM CONTATO COM OUTRAS PESSOAS DO SANTO.
APRENDER ERA DIFÍCIL PARA MIM.
QUANDO ÍAMOS A CASA DE MINHA AVÓ DE SANTO QUE INICIOU MINHA MÃE GLÓRIA DE OXUM APARA. AGENTE NÃO PODIA NEM CONVERSAR DIREITO COM O POVO DE SANTO DE LÁ.
MINHA MÃE DE SANTO ERA MUITO RÍGIDA, E AGENTE SÓ PODIA IR NA CASA DE MINHA AVÓ DE SANTO D.MARIA PAULINA, NETA DE SANTO DE JOÃOZINHO DA GOUMEIA, SE FOSSE COM MÃE GLÓRIA.
NO MINHA INFÂNCIA DE SANTO, EU TINHA MUITAS DÚVIDAS SOBRE O CANDOMBLÉ, POIS TODO MUNDO FALAVA."ISSO É COISA DO DIABO", FAZER A CABEÇA ERA FAZER PACTO COM O DEMÔNIO.
E ISSO ME COLOCAVA COM MUITO "GRILOS". MAS A FORÇA DO SANTO EM MIM ERA MAIOR. E EU PENSAVA QUE, AQUELA SENSAÇÃO TÃO BOA QUE EU SENTI, QUANDO ENTREI NA CASA PELA PRIMEIRA VEZ, NÃO PODIA SER COISA DO "DEMO".
MAS, SABE COMO É A CABEÇA DA GENTE, QUASE PIRA NESSE SENTIDO.
UM DIA EU OBSERVEI QUE EM VÁRIOS FUNDAMENTOS QUE ACONTECIA NA CASA, SEMPRE FALAVAM."DAGÔ LONAN, AGÔ LONAN, LONAN", E NA MINHA MENTE CONFUSA, MAS AGUÇADA, ACHAVA QUE ISSO SÓ PODERIA SER O NOME QUE ELES DAVAM AO DIABO ALI NAS REZAS DELES, PARA QUE AS PESSOAS NÃO ENTENDESSE.
QUE REALMENTE FAZIAM ERA CULTUAR O DIABO.
AH! COMO EU ERA LEIGO.
FIQUEI 3 ANOS NA ASSISTÊNCIA DA CASA, PARTICIPANDO ASSIDUAMENTE DE TUDO, QUE PODIA, CLARO.
AINDA ME LEMBRO COM CLAREZA, QUE MINHA MÃE GLORIA, FEZ PRA MIM UMA LAVAGEM DE CABEÇA COM AMACI E OBI, PORQUE EU JÁ FAZIA MUITAS COISAS NA CASA, NUM SENTIDO DE FIRMEZA DE CABEÇA.
E TAMBÉM CONFIRMAÇÃO DO INKISSI KAVUNGO.
SÓ NÃO SABIA QUE NO DIA SEGUINTE, MEU PAI OGAM JALABÔ, IA FAZER A CERIMONIA DE ENTRADA DEFINITIVA DE FILHOS DE SANTO NA CASA, PARA MIM.
E JUSTAMENTE NA FESTA DE INKOSSI.
DIA DE FESTA, PRIMEIRO XIRÊ, DANÇAR NA RODA PELA PRIMEIRA VEZ, UF!
DÁ A IMPRESSÃO QUE TA TODO MUNDO OLHANDO PRA GENTE, QUER DIZER CHOCHANDO, RINDO DO JEITO DESAJEITADO DE DANÇAR.
UM ANO DEPOIS FUI INICIADO PARA O SANTO POR MINHA MÃE GLÓRIA, MAMETU DE INKISSE DA CASA.
FUI INICIADO JUNTO MINHA IRMÃ DE BARCO, ITAONI.
UM PERÍODO DE 21 DIAS PARA MIM MASSANTE, POIS TINHA MEDO DE TUDO, ATÉ DE UM GESTO DIFERENTE DAS PESSOAS.
MORRIA DE MEDO DE FAZER O SANTO, OU UM "PACTO COM O DIABO".
ATÉ QUE TOMEI CORAGEM, E PERGUNTEI A MEU PAI OGAM JALABÔ, QUAL ERA O SIGNIFICADO DA PALAVRA "LONAN". E ELE PRONTAMENTE ME DISSE: SENHOR DO CAMINHO, RELACIONADO AO ORIXÁ OGUM(INKOSSI), QUE É O ORIXÁ DA CASA.
FOI AI QUE MEU MEDO DE ESTAR SENDO INICIADO PARA O SANTO ACABOU, EM PARTE, MAS DIMINUIU BASTANTE, SÓ DE SABER QUE EU NÃO ESTAVA FAZENDO O "PACTO COM DIABO", FOI UM GRANDE ALIVIO.
POIS, FAZER O SANTO MEXE BASTANTE COM AS CONVICÇÕES DE VIDA DA GENTE.
AS MAIONGAS DE MADRUGADA,QUE ERAM REALIZADAS NO TEMPO, ESPAÇO ABERTO.
ERAM UM POUCO DESCONFORTÁVEIS, POIS ERA INVERNO E POR AQUI É SEMPRE RIGOROSO, PRINCIPALMENTE DE MADRUGADA.
MAS TINHA O ERÊ, QUE NOS SALVAVA, DO BANHO FRIO POIS SEMPRE ESTAVA LÁ PRESENTE.
A CONFIRMAÇÃO DO NOME DO SANTO NA ULTIMA MAIONGA, O CHAMADO (KÈ), ABRIR A FALA DO SANTO.
PARA QUE O SANTO POSSA NO DIA DA FESTA DA SAÍDA DO NOME, FALAR SEU NOME.
TIVE AS QUATRO SAÍDA DE BARRACÃO, NO RITUAL ANGOLA.
PRIMEIRA SAÍDA, DE BRANCO,
SEGUNDA SAÍDA DE SARAPOKAM(SAÍDA DE CHITA).
A SAÍDA DO NOME,(PAZENZÊ).
ONDE O PAI OU MÃE DE SANTO, CONVIDADO PRA SER O PADRINHA DO YAÔ, PEDE CONFIRMA O NOME(DIJINA) DO SANTO.
E A ÚLTIMA SAÍDA, COM O INKISSE KAVUNGO PARAMENTADO.
ISTO NO DIA 29/07/1988, ERA UM DIA DE SÁBADO.
NAQUELA ÉPOCA, NO DOMINGO DE MANHÃ, ERA TRADIÇÃO IR A IGREJA ASSISTIR MISSA PELO MENOS EM UMA, ERA A MISSA DAS SEIS HORAS.
COMO DIZ TRADIÇÃO NÃO SE DISCUTE, SE CUMPRE.
HOJE ENTENDO QUE ESSA TRADIÇÃO DE IR A IGREJA, ERA COISA DA FÉ CATÓLICA, QUE MUITOS DOS PAIS E MÃES DE SANTO NAQUELA ÉPOCA, TINHAM.
DE UM AMANEIRA OU DE OUTRA, EU PENSO QUE ERA MAIS UMA COISA DE DÚVIDA DE FÉ EM RELAÇÃO AOS FUNDAMENTOS DE SANTO.
SABE, A PESSOA É DO SANTO ACREDITA, MAS SEMPRE TEM AQUELA INCERTEZA, SERÁ QUE ORIXÁ É COISA DE DEUS?
"OS ANTIGOS SACERDOTES DA IGREJA CATÓLICA, FIZERAM SEU SERVIÇO DIREITINHO, IMPONDO DÚVIDAS E SUA RELIGIÃO AS PESSOAS."
DEPOIS QUE RETORNÁVAMOS DA IGREJA JÁ ERA HORA DO ALMOÇO.
LA PELAS 14 HORAS, ERA HORA DE PREPARAR O PANÂN.
A QUITANDA DE WUNJE(ERÊ).
E A QUEBRA DE QUIZILA, PARA REABILITAR O YAÔ, A VIDA COTIDIANA, QUE ELE TINHA ANTES DA INICIAÇÃO.
ASSIM OS ANOS PASSAVAM E EU IAM APERFEIÇOANDO O MEU APRENDIZADO E ADQUIRINDO MAIS.
FIZ MINHAS OBRIGAÇÕES ANUAIS ATÉ OS 3 ANOS.
NESSE TEMPO MINHA IRMÃ DE SANTO, A YALORIXÁ, YAMILANDÊ, ESTAVA COM A CASA ABERTA, E PRECISAVA DE ALGUÉM PARA AJUDÁ-LA, E ASSIM COM AUTORIZAÇÃO DOS MEUS PAIS EU, FUI PARA SER PAI PEQUENO E BRAÇO DIREITO DELA.
POR LÁ EU FIQUEI POR 6 ANOS, NAQUELA ÉPOCA TINHA MUITOS BARCOS DE YAÔ, ERAM 10 A 12 INICIAÇÕES POR ANO.
ISSO PRA MIM FOI MUITO BOM, POIS ADQUIRI MUITA EXPERIENCIA, E ATÉ HOJE SOU CONHECIDO POR TODOS COMO "PAIZINHO".
MAIS APESAR DE ESTAR NA CASA DE YAMILANDÊ, NÃO DEIXEI A CASA DE MEUS PAIS DE LADO, CUMPRI COM TODAS AS MINHAS OBRIGAÇÕES NA CASA DELES.
LA, NA CASA ONDE EU FUI INICIADO, EU TAMBEM FUI PAI PEQUENO DE MUITOS DOS MEUS IRMÃOS DE SANTO MAIS NOVOS.
ESSA EXPERIENCIA PRA MIM FOI MUITO BOA, POIS CONSEGUI APRENDER, COLOCAR EM PRÁTICA, OS FUNDAMENTOS QUE APRENDI E APERFEIÇOEI.
HOJE TENHO UM BOM CONHECIMENTO DE SANTO, E CADA DIA APRENDO MAIS.
SÓ QUE HOJE O APRENDIZADO É COM MEUS FILHOS E COM OS INKISSIS NA MINHA CASA.
QUE JÁ ESTA ABERTA A 15 ANOS.
O NOME "TATA", FOI APELIDO QUE GANHEI, LÁ NA MINHA ALVORADA NO SANTO.
MAS LOGO MEU PAI OGAM JALABÔ, REPRIMIU A PESSOA QUE ME COLOCOU ESSE APELIDO.
DIZENDO:
ELE AINDA É ABIAN E NÃO UM TATA, NÃO QUERO MAIS OUVIR, VOCES CHAMANDO ELE ASSIM.
MAS SABE COMO É O FUXICO, NA FRENTE DELE, NINGUÉM FALAVA, MAS QUANDO ELE NÃO ESTAVA........
DESDE OS MEUS 19 ANOS, SÃO EXATOS 32 ANOS, QUE EU ESTOU NA CASA DE MEUS PAIS DE SANTO, COM MUITO ORGULHO, POIS PRA MIM SÃO ÓTIMOS PAIS, DE SANTO.
NEM SEMPRE "GALO QUE CANTA HOJE, ONTEM ERA PINTINHO".