Translate

Translate

Translate

Translate

Translate

Translate

novembro 09, 2020

A CURIOSA INFINIDADE DE EXU.

Para retratar este estudo quero relembrar um Itam referente a Divindade Exu e farei apenas um resumo do Itam.

    Este Itam conta que Exu foi sancionado muitas vezes com uma espada por seu próprio pai e cada vez que Exu era cortado Ele se multiplicava em dois. E assim seu pai o perseguiu por todos os espaços da terra e do Orum e Exu deixou uma parte de si mesmo por todos os espaços. Quando não tinha mais para onde Exu fugir ele fez um pacto com seu pai, Exu devolveria tudo que tinha comido e nunca mais ele voltaria para a terra, permaneceria para sempre no Orum. E que cada um dos pedaços Dele deixado para traz onde fosse encontrado seria ali que deveriam cultuar venerar e invocar Exu quando assim fosse necessário. E assim Exu povoou todos os espaços se tornando infinitamente impossível de sabermos quantos pedaços ou partes de Exu existem. E isso quer dizer que Exu é infinito diante de nós. Que existem incalculáveis variedades de Exu.





    A Umbanda é uma Religião que mais mostra esta infinidade de Exu. Existem livros especificamente falando sobre Exu com uma grande quantidade enorme de nomes de Exu. A Umbanda é uma Religião basicamente professada em Português e por isso se torna mais fácil o entendimento do nome de cada Exu que se manifesta nos Terreiros. Eu não vou aqui falar profundamente sobre Exu na Umbanda mas, quero chamar a atenção para um alguns nomes de Exus mais conhecido pelo país afora. E quero também explicar dentro do meu conhecimento o meu entendimento sobre Eles.    

Geralmente associamos assim e, é uma forma para melhor entendimento:

Exu Tiriri é, exu de  Incossi/ Ogum;

Exu das Matas é, exu de Ktendê/ Ossanhe;

Exu Tranca Ruas é ,exu de Mutakalambo/Oxosse/Odé;

Exu Barabô é, exu de Zazi/Xangô;

Exu Caveira é, exu de Kavungo/Omolu/Obaluayê;

Exu Nandi é, exu de Angorô/Oxumarê;

Exu Gira Mundo é, exu de Tempo/Iroko;

Exu Maria Molambo é , exu de Matamba/Inhansã/Oya;

Exu Maria Padilha é, exu de Dandalunda/Oxum;

Exu Tiriri das Matas é, exu de Telekumpesu/Logum;

Exu Maria da Praia é, exu de Mikaia/Yemanjá;

Exu do Lôdo é, exu de Zumba/Nanã;

Exu Mirim é, exu de Wunji/Ibeji;

Exu Lalu é, exu de Lemba/Oxalá.


Quero aqui chamar a atenção para cada um dos nomes de Exu citado acima. Como exemplo vou citar Exu Tiriri.


    Este nome Exu Tiriri não é um único Exu, a palavra Tiriri é como se fosse um ícone, (uma referencia) que você clica nele e abre um infinidade de outros nomes relacionados ao nome Tiriri, e isto quer dizer que Tiriri não é um único Exu com este nome mas, um infinidade de Exus Tiriri. 

    O nome Exu Tiriri se refere a natureza desta energia de exu e que se associa a uma infinidade de outras energias e assim sendo a forma que esta energia se manifesta em cada pessoa recebe um nome diferente. Como por exemplo; Tiriri das Matas, da Kalunga, das Almas, do Sertão, do Mar e muitos outros.

E assim, acontece com cada um dos nomes de Exu citados acima não são um único Exu, mas uma referencia a natureza a que esta associado. Por isso encontramos por ai em muitas casas de Umbanda ou Candomblé Exu manifestado em pessoas diferentes mas com o mesmo nome ou nomes bem parecidos. E isto é normal e muito comum se, analisarmos a infinidade de Exu.




                                  SARAVÁ TODOS OS EXUS


                                           TATA OBAZIRI