Como toda Casa de Santo é sagrada em todos os seus espaços, gostaria de falar em relevância sobre a cozinha.
Quem nunca ouviu estas frases?
" fulano é do fundo da cozinha".
" a comida é sagrada ".
" a conversa ainda não chegou na cozinha".
" diz-me o que come, que direis quem tu és" .
"morra Marta, mas morra farta".
" a hora de comer é sagrada".
São inúmeros os ditos populares que os saberes dos antigos nos ensinam, e se olharmos com atenção podemos constatar muita sabedoria em todos eles.
A cozinha digo todas elas, em relevância a cozinha de Santo, como todos sabem é um local sagrado, pois ali é preparado todos os alimentos rituais que fortalece a casa seus filhos e os orixás que ali habitam.
Quando se diz, "fulano é do fundo da cozinha", afirmamos que "fulano" é de confiança, a cozinha é onde se realiza todos os fundamentos de uma casa seja de Santo ou não. É ali que é processado todos os ingredientes que dão sabores a vida e a tudo que é ali preparado seja cru ou cozido.
No mobiliário da cozinha existem vários objetos mas, o fogão de todos é o mais relevante, ora onde já se viu cozinha sem fogão?
O fogão assim como o forno estão relacionados com os orixás do elemento fogo em especial as Yas, Exu e a Xangô.
Dizem que a cozinha é um ambiente feminino, é onde se processa a magia o encantamento, através do poder das "bruxas" e seus "caldeirões". De fato que caldeirões e panelas tem todo um significado com o útero. Mas não estamos mais na idade média, e as bruxas não são mais queimadas em fogueira, que segundo contam o fogo purifica transforma e por isso Elas eram queimadas, na concepção do cristianismo o fogo limparia a alma das bruxas de sua maldade e tornariam suas almas puras para serem recebidas no além pelo Senhor.
A comida é sagrada, sim cada alimento que é processado na cozinha direto ou indiretamente vem do grande útero que é a terra, Grande Mãe que alimenta seus filhos, que são seus frutos assim como qualquer alimento, e que como Grande Mãe piedosa recebe seus frutos de volta ao seu ventre.
Na cozinha de Santo local sagrado onde é feita a comida para os Mikises, Orixás, Voduns, antepassados e ancestrais realiza-se ali processos de cozimento e de misturas químicas. Cada alimento ali preparado, de acordo com sua preparação recebe elementos que combinados transfere e isala axé para um determinado local pessoa ou divindade, que alimentado é fortalecido por meio da oferenda de comida bem preparada.
"Me diga o que comes, que direi quem tu és". Da mesma forma que uma pessoa possa estar fraco desnutrido a entidade ou divindade também pode estar com o seu axé parado por falta de determinados alimentos que mobiliza seu axé.
Quando precisamos de cura alimentamos Kavungo/Omolu, para que através do alimento repleto de axé, esta Divindade possa nos repor a saúde. Da mesma forma, quando precisamos de ir a luta as conquistas do dia a dia alimentamos Nkosi/Ogum, para que através do alimento possamos nos tornar fortes para a luta diária. Quando nossa energia pessoal esta baixa damos comida a cabeça. Da mesma forma a Casa de Santo com seus fundamentos, que precisam ser alimentados para que possa crescer e expandir seu axé.
"Morra Marta, mas morra farta ". Mesmo quando morremos ainda são feitos alimentos para preparar todo o ritual que envolve o momento do Ntambi/Axexe.
A saúde o sucesso ou insucesso dos moradores de uma casa estão estritamente relacionado com a cozinha e o alimento que ali é preparado, esta é a grande responsabilidade das pessoas que preparam o alimento que fortalece nosso corpo e nosso Ngunzu/Axé.