Translate
Translate
Translate
Translate
Translate
Translate
outubro 15, 2013
EXPOSIÇÃO
Encarte do museu de Arte Negra Anacostia, em Washington, (EUA),onde foram expostas, alguns paramentos de santo, confeccionados na casa Wáána Kavungo, em 12/Agosto/2010.
Primeira Muzenza
Lundiami, primeira muzenza paramentada, julho/2011, sendo guiada pela Makota Cambatuê.
GUARDIÃO DA CASA
OGUM XEROKÊ, OGUM DE RONDA, ROXI BIOLÊ
Incosi Mavango, guardião da Casa Wàána Kavungo, como diz o ditado: "Quem está de fora enxerga melhor do que quem esta dentro".
Eu poderia escrever inúmeras frases em homenagem a Incosi mas varias pessoas já fazem isto muito bem.
só quero ressaltar que, entre os inúmeros caminhos deste "Orixá", o que mais me chama a atenção é o fato Dele, interagir com todos os outros "Orixás", pois quem não precisa sempre de um novo caminho para seguir?
Quem não consegue galgar um novo caminho, vai estar sempre no ócio, sem a capacidade de crescer, evoluir, desta forma "Ogum", nos ensina, a sermos melhor, a vencer, a alcançar a vitória, nos da opções.
Lembram que no "Orum", segundo uma das varias estórias da criação da terra, que os "Orixás" viviam na inercia, sem um caminho a seguir, "Ogum" os guiou, dando um caminho para novos tempos.
Atualmente "ogum", se faz presente, na tecnologia de ponta, nas pesquisas cientifica em busca de novos conhecimentos(caminhos),...
Ele como bom guerreiro que é, sutilmente se faz presente, poucos percebem o "Ogum" que existe dentro de cada um de nós.
SALVE INKOSSI
Assinar:
Postagens (Atom)